Variabilidade genética e filogeografia de populações de Prochilodus lineatus (Pisces: prochilodontidae) das bacias dos rios Paraguai-Paraná e da bacia Amazônica: bases para programas de conservação e de psicultura

Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Dalia, Ricardo Luiz [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A espécie Prochilodus lineatus, considerada um migrador por excelência, possui intensa ocorrência durante a migração reprodutiva. São peixes de elevado valor econômico e a sua adaptação em cativeiro os tornam altamente interessantes para desenvolvimento de programas de piscicultura. O monitoramento regular das variações genéticas nos estoques é importante em programas de conservação, evitando o declínio da variabilidade genética, essencial para a conservação das espécies. No entanto, os poucos dados moleculares populacionais para Prochilodus lineatus justificam a presente proposta. Nesse sentido, tivemos como objetivo caracterizar a variabilidade genética e estabelecer as relações filogeográficas entre 6 populações de P. lineatus das bacias dos rios Paraguai (2 do rio Paraguai e 3 do rio Cuiabá, MT) e Paraná (1 do rio Mogi-Guaçu, SP), num total de 34 indivíduos. Outros 16 indivíduos dos rios: da Prata, Uruguai, Paraná, Bermejo, Paraguai, Amazonas e Madeira, cujas sequências foram obtidas do National Center for Biotechnology Information (Genbank), foram analisados, totalizando assim, 50 indivíduos. Como grupo externo foi utilizado Salminus brasiliensis. O estudo foi realizado através das análises das sequências do gene mitocondrial ATPase 8/6. O interesse do uso de um gene mitocondrial está na vasta literatura que esse possui em análises filogenéticas e na confiança que existe nos dados gerados de tais análises. O gene citado foi completamente sequenciado (842pb), as análises filogenéticas foram conduzidas pelos métodos “Neighbor Joining (NJ)”, “Minimum Evolution (ME)” e “Máxima Parcimônia (MP)”, com 1000 réplicas de bootstrap no programa MEGA 5.0. Para análises filogeográficas as sequências foram analisadas no programa TCS e no programa Arlequin. Os resultados auxiliarão em uma melhor compreensão da história evolutiva, migração... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Peixe, Filogeografia, Conservação, DNA, Paraguai-Paraná, Rios, Bacia, Amazonas, Rio, Bacia

Como citar

DALIA, Ricardo Luiz. Variabilidade genética e filogeografia de populações de Prochilodus lineatus (Pisces: prochilodontidae) das bacias dos rios Paraguai-Paraná e da bacia Amazônica: bases para programas de conservação e de psicultura. 2011. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.