Análise da prática de meditação em duas escolas do município de Rio Claro - SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Denardo, Thierry Alexandre Guerra Bacciotti [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Nowadays, meditation had become larger than the mystic’s scope, entering the academy through the scientific interest in this topic. Results documented for so many centuries or the experienced monks that practice meditation for a long time are the aims for researches that want, ultimately, establish the real effects of such techniques upon the human body. Research has gone far, and many effects can be evaluated using more precise methods, specially in the medical field and neuroscience, which had greatly backed up new discoveries about the correlation between the mind, emotions, thoughts and the body, making so that mediation can walk the therapeutic ways and complementary health with more certainty and reliable results, as it is happening with acupuncture and yoga. Facing a promising scenario in the correlation between meditation and life’s quality, well being sensation and happiness, there is the possibility of using it in schools, since because of the difficulties and present challenges, those factors are not commonly associated with the acts of teaching and learning, and acupuncture and Yoga have more restrictions because of their own limitations of time and space necessary for their wide application. Therefore, the current study focused on contextualizing the meditation’s fundaments in the scientific perspective, and apply it, even if qualitatively, in two schools of Rio Claro municipality, researching 57 students from Educação de Jovens e Adultos (EJA). Therefore, it was chosen only one meditation tecnique to be applied on the treatment group. As for the control group, it perfomed normal breathing, i.e., without tecniques. The differences were then analyzed through the filmings of all the sessions of the meetings, counting the number of movements and the agitation among the students for the two groups. Another method of analysis was forms filled by both groups and the presence in a meeting at Unesp – Rio Claro. At the end,...
Atualmente a meditação vem saindo do escopo místico e adentrando os muros da academia através do interesse científico por esta temática. Os resultados relatados há tantos séculos, bem como os experientes monges que praticam meditação há muito tempo são alvo de pesquisas que visam, sobretudo, estabelecer os reais efeitos destas técnicas no corpo humano. A pesquisa tem avançado e muitos efeitos podem ser hoje avaliados por metodologias mais precisas, notadamente no campo médico e na neurociência que tem contribuído muito para as novas descobertas sobre as relações entre a mente, emoções e pensamentos e o corpo de modo que a meditação pode trilhar os caminhos terapêuticos e de saúde complementar com maior segurança e resultados confiáveis assim como tem acontecido com a acupuntura e o Yoga. Diante de um quadro promissor nas relações da meditação com qualidade de vida, sensação de bem-estar e felicidade surge a possibilidade de seu uso no ambiente escolar, local em que devido às dificuldades e desafios atuais geralmente qualidade de vida e bem-estar não estão intimamente associados ao ato de ensinar e aprender e onde a acupuntura e Yoga tem maiores restrições de uso devido às próprias limitações de tempo e espaço adequado para sua ampla utilização. Assim, o presente estudo procurou contextualizar brevemente os fundamentos da meditação no ambiente científico e aplicar, ainda que qualitativamente, seu uso em duas escolas do município de Rio Claro pesquisando 57 alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Deste modo, foi escolhida uma única técnica de meditação aplicada ao grupo teste, por sua vez o grupo controle realizou respirações normalmente (sem a técnica). As diferenças entre os grupos foram analisadas através de filmagens de todos os encontros com a contagem de movimentos e agitação dos alunos em ambos os grupos teste e controle. Outra forma de análise foram...

Descrição

Palavras-chave

Ioga, Meditação, Educação de adultos, Avaliação de comportamento, Ambiente escolar, Qualidade de vida, Rio Claro (SP)

Como citar

DENARDO, Thierry Alexandre Guerra Bacciotti. Análise da prática de meditação em duas escolas do município de Rio Claro - SP. 2013. 81 f. Trabalho de conclusã o de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.