A cultura corporal na mídia: possibilidades pedagógicas para a educação física escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Diniz, Irlla Karla dos Santos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The Physical education has as objective the students integration in the body movement culture, forming citizens to reframe different cultural aspects of the physical activity, enabling a more critical look. Currently selecting how the body movement culture has been widely approached by Mass Media it is detected a new pedagogical possibility. The several media equipment massively bomb (images, sounds and information) interfering on how the students interpret the reality, since they are exposed to these multiple information and at the same time are absent of a more critical look about what they receive. In this way, the objective of this work was to perform a research in the news/articles from the Jornal A Folha de São Paulo, that allows the development of classes based on the elements of body movement culture and apply them in a public school from Rio Claro-SP city, to detect possibilities and difficulties in the work with the media in the school environment. It employed a qualitative research. The data obtained in this study indicate that the media shows up as a good teaching tool for teaching physical education classes, since students found the classes to enriching the learning process, highlighting topics such as innovation and the closeness they had with the worked information. However, it is necessary to develop further studies to raise other possibilities as well as alternatives to deal with this new reality of the school context
A Educação Física tem por objetivo a integração dos alunos na esfera da cultura corporal de movimento, formando cidadãos que resignifiquem as diferentes faces culturais da atividade física, possibilitando um olhar mais crítico. Os diversos aparelhos midiáticos bombardeiam de modo massivo (imagens, sons e informações) interferindo na maneira como os alunos interpretam a realidade, uma vez que estão expostos a essas inúmeras informações e ao mesmo tempo estão ausentes de um olhar mais crítico sobre o que recebem. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento de notícias/artigos publicadas pelo Jornal A Folha de São Paulo, que possibilitassem o desenvolvimento de aulas baseadas nos elementos da cultura corporal de movimento e aplicá-las em uma escola pública do município de Rio Claro- SP, a fim de detectar possibilidades e dificuldades no trabalho com a mídia no ambiente escolar. Foi empregada uma pesquisa qualitativa. Os dados obtidos nesse estudo apontaram que a mídia se mostra como um bom recurso didático pedagógico para as aulas de Educação Física, uma vez que os alunos consideraram as aulas enriquecedoras para o seu aprendizado, destacando aspectos como a inovação e a proximidade que eles possuíam com as informações trabalhadas. No entanto, faz-se necessário o desenvolvimento de outros estudos para levantar outras possibilidades, bem como, alternativas para lidar com esta nova realidade do contexto escolar

Descrição

Palavras-chave

Educação fisica - Esporte e ensino, Jornalismo e educação, Corpo humano na educação, Movimento, Comunicação de massa e educação, Imagem corporal, Physical education and training - Study and teaching, Journalism and education, Human body in education, Mass media and education, Body image

Como citar

DINIZ, Irlla Karla dos Santos. A cultura corporal na mídia: possibilidades pedagógicas para a educação física escolar. 2011. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.