Efeitos de benzodiazepinas sobre o fenômeno da aversão condicionada por lugar induzida por estímulo nociceptivo em camundongos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Ebina, Alexandre Hitoshi [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Medo e ansiedade são emoções que se originam nas reações de defesa de caráter adaptativo que animais exibem perante ameaças que podem comprometer sua integridade física ou sua própria sobrevivência. Tais situações resultam em um repertório de comportamentos defensivos espécie-específicos, alterações autonômicas e inibição da dor. A dor é descrita por uma variedade de sensações e experiências emocionais associadas e constituída de dois principais componentes: o perceptivo-discriminativo, que permite ao indivíduo reconhecer o estímulo como doloroso e localizá-lo numa região do corpo, e o aversivo-cognitivo-motivacional, que compreende uma série de respostas defensivas, objetivando a autopreservação imediata. O modelo de condicionamento por lugar, para medir efeitos não discriminativos da estimulação nociceptiva, vem sendo utilizado em abordagens recentes para o estudo do componente emocional relacionado à dor. Existem paradigmas baseados na aprendizagem associativa entre o estado afetivo e de dicas ambientais que precedem a aplicação de um estímulo, o qual pode ter propriedade aversiva ou prazerosa, dependendo da resposta que se quer estudar. O presente estudo investigou a ação do fármaco triazolobenzodiazepínico, Alprazolam, sobre o fenômeno da ACL em camundongos, que foram separados em grupos experimentais. No primeiro dia, parte dos animais sofreu estimulação nociceptiva, através da injeção de formalina a 2,5% na pata traseira direita, e foi confinado nos ambientes diferenciados de uma Plataforma Elevada fechada (um lado com grade no assoalho e outro sem grade). No segundo dia, parte dos animais 7 (de acordo com o grupo de estudo) recebeu tratamento farmacológico (Alprazolam ou salina) 30 minutos antes de ser reexposto à plataforma, registrando-se o tempo gasto nos dois ambientes da plataforma elevada fechada... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Benzodiazepinas, Dor, Fármacos, Camundongo

Como citar

EBINA, Alexandre Hitoshi. Efeitos de benzodiazepinas sobre o fenômeno da aversão condicionada por lugar induzida por estímulo nociceptivo em camundongos. 2012. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Farmácia-Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2012.