Indisciplina no contexto da disciplina escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Fernandes, Thalita Langnor [UNESP]

TĂ­tulo da Revista

ISSN da Revista

TĂ­tulo de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This study aimed to investigate the concepts of discipline/indiscipline among teachers in the sixth year of elementary school and observe how this issue is covered by the teachers, psychological and philosophical approach, according to its various conceptions. For the analysis of disciplinary concepts and unruly, we took into consideration the context of preteen, who suffers great changes in this particular age group. The need to address the following themes, created by the fact that the issue indisciplinary is a constant problem in institutions and, thereafter, the theme was quite current in order representations (express or implied) of discipline/indiscipline among teachers. As a tool for data collection technique was used to interview the teachers of that grade. This research also tried to score, especially the teachers understand that their behavior and for disciplinary action, considering the changes in habits and attitudes students, resulting from pre-adolescence, very present in this specific age group. In general, confirmed the presence of essential individual and social representations about the concepts of discipline and indiscipline among teachers, varying according to their various cultures, religions and teaching time, so therefore they were defined their real considerations. From this research, we concluded that these teachers have a vision of traditional education, taking into consideration their personal representations and education they had in earlier time
A presente pesquisa teve por objetivo investigar os conceitos de disciplina/indisciplina junto a professores do Sexto Ano do Ensino Fundamental e observar como esta problemĂĄtica Ă© abarcada pelos docentes, numa abordagem filosĂłfica e psicolĂłgica, de acordo com suas variadas concepçÔes. Para a anĂĄlise dos conceitos disciplinares/indisciplinares, levou-se em consideração o contexto do prĂ©-adolescente, que sofre grandes transformaçÔes nesta respectiva faixa etĂĄria. A necessidade se abordar a seguinte temĂĄtica, criou-se pelo fato de que a questĂŁo indisciplinar Ă© um problema constante nas instituiçÔes e, a partir daĂ­, o tema foi desenvolvido de forma bastante atual, visando as representaçÔes (explĂ­citas ou implĂ­citas) de disciplina/indisciplina dos professores. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada a tĂ©cnica da entrevista com os professores da referida sĂ©rie. Esta pesquisa tambĂ©m buscou pontuar, sobretudo, o que os respectivos docentes compreendem por comportamento e medida disciplinar, considerando-se as transformaçÔes de hĂĄbitos e atitudes discentes, decorrentes da prĂ©-adolescĂȘncia, muito presentes nesta faixa etĂĄria especĂ­fica. De modo geral, foi constatada a presença essencial das representaçÔes individuais e sociais acerca dos conceitos de disciplina e indisciplina dos docentes, variando de acordo com suas diversificadas culturas, religiĂ”es e tempo de docĂȘncia, para que, assim, fossem definidas suas reais consideraçÔes. A partir deste trabalho de pesquisa, pĂŽde-se concluir que estes professores mantĂȘm uma visĂŁo Tradicional de ensino, tendo em vista suas representaçÔes pessoais e a educação que tiveram em outros tempos

Descrição

Palavras-chave

Professores, AdolescĂȘncia, Comportamento, Indiscipline school, Teachers, Pre-adolescence, Behavior

Como citar

FERNANDES, Thalita Langnor. Indisciplina no contexto da disciplina escolar. 2010. . Trabalho de conclusĂŁo de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de CiĂȘncias, 2010.