Arquitetura Inclusiva: reabilitação da Escola para Deficientes Visuais de Presidente Prudente, SP
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Data
2012
Autores
Orientador
Hirao, Hélio ![](assets/repositorio/images/logo-unesp.png)
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Seabra Júnior, Manoel Osmar ![](assets/repositorio/images/logo-unesp.png)
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Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Arquitetura e Urbanismo - FCT
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto![Acesso Aberto](assets/repositorio/images/logo_acesso_aberto_simples.png)
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Resumo
As edificações devem ser adequadas aos usos aos quais se destinam independente de serem públicas ou privadas, e devem ainda contemplar a mobilidade nos ambientes sem que haja riscos físicos ou quaisquer impedimentos que deneguem ou restrinjam a integridade da utilização e vivência das pessoas com deficiência. Neste sentido, este trabalho possui essa preocupação ao propor uma intervenção arquitetônica na Escola Especial para Deficientes Visuais “Prof. Faradei Boscoli” e Sede da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos (AFPC). Como existe um número considerável de deficientes visuais não só no município de Presidente Prudente como na região, verifica-se a importância do papel exercido por essa instituição, principalmente no âmbito da inclusão social. Assim, inicia uma investigação sobre a questão da deficiência visual relacionando a percepção dos indivíduos cegos e com baixa visão. Depois examina projetos arquitetônicos referenciais nessa área de estudo, bem como faz diagnóstico da situação existente da Escola. Na sequência, analisa o potencial do lugar e seu entorno urbano. Por conseguinte, a síntese das etapas anteriores estabelece diretrizes projetuais para apresentar ao final um projeto arquitetônico de reabilitação do espaço da escola/sede, a qual objetiva a melhoria no desempenho de suas funções e ampliação das mesmas. Desse modo, essa proposta visa constituir num auxílio na inclusão social das pessoas com deficiência visual, bem como contribuir no seu desenvolvimento pessoal
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
FERVENÇA, Yasmin Santos Gomes. Arquitetura Inclusiva: reabilitação da Escola para Deficientes Visuais de Presidente Prudente, SP. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (graduação - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.