Publicação: Arquitetura Inclusiva: reabilitação da Escola para Deficientes Visuais de Presidente Prudente, SP
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Data
Autores
Orientador
Hirao, Hélio 

Seabra Júnior, Manoel Osmar 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Arquitetura e Urbanismo - FCT
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
As edificações devem ser adequadas aos usos aos quais se destinam independente de serem públicas ou privadas, e devem ainda contemplar a mobilidade nos ambientes sem que haja riscos físicos ou quaisquer impedimentos que deneguem ou restrinjam a integridade da utilização e vivência das pessoas com deficiência. Neste sentido, este trabalho possui essa preocupação ao propor uma intervenção arquitetônica na Escola Especial para Deficientes Visuais “Prof. Faradei Boscoli” e Sede da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos (AFPC). Como existe um número considerável de deficientes visuais não só no município de Presidente Prudente como na região, verifica-se a importância do papel exercido por essa instituição, principalmente no âmbito da inclusão social. Assim, inicia uma investigação sobre a questão da deficiência visual relacionando a percepção dos indivíduos cegos e com baixa visão. Depois examina projetos arquitetônicos referenciais nessa área de estudo, bem como faz diagnóstico da situação existente da Escola. Na sequência, analisa o potencial do lugar e seu entorno urbano. Por conseguinte, a síntese das etapas anteriores estabelece diretrizes projetuais para apresentar ao final um projeto arquitetônico de reabilitação do espaço da escola/sede, a qual objetiva a melhoria no desempenho de suas funções e ampliação das mesmas. Desse modo, essa proposta visa constituir num auxílio na inclusão social das pessoas com deficiência visual, bem como contribuir no seu desenvolvimento pessoal
Descrição
Palavras-chave
Arquitetura, Cegos, Medicina de reabilitação, Acessibilidade
Idioma
Português
Como citar
FERVENÇA, Yasmin Santos Gomes. Arquitetura Inclusiva: reabilitação da Escola para Deficientes Visuais de Presidente Prudente, SP. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (graduação - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.