A iniciação à docência como uma das etapas da formação inicial em educação física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Fragelli, Carina Maria Bullio [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A partir de mudanças culturais e legislativas, a formação profissional tem passado por alterações no que concernem espaços, modalidades e suas especificidades. São observadas então, mudanças desde os Projetos Político Pedagógicos de cursos de formação de professores, assim como o incentivo do governo à programas de Iniciação à docência, como o PIBID. Com isso, o objetivo desse trabalho foi o de levantar os principais problemas referentes ao ensino de educação física na escola e se um programa de iniciação à docência poderia vir a ajudar na formação inicial do futuro professor. Através de uma pesquisa exploratória, usando como instrumento a fonte documental, esse trabalho analisou relatos de participantes de um grupo PIBID na Universidade Estadual Paulista- Campus Rio Claro, no curso de Educação Física e explorou as influencias desse projeto na formação inicial, comparando-o com a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. Foram encontrados resultados que permeiam problemas estruturais e conceituais referentes à disciplina de Educação Física Escolar, e que corroboram para um declínio de ensino da área, além de resultados significativos que tanto o projeto, como a disciplina de estágio, pôde oferecer aos alunos na construção de sua identidade profissional

Descrição

Palavras-chave

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência Programa de incentivo de bolsas de iniciação à docência, Professores - Formação, Educação física - Estudo e ensino, Formação profissional

Como citar

FRAGELLI, Carina Maria Bullio. A iniciação à docência como uma das etapas da formação inicial em educação física. 2012. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.