Logotipo do repositório
 

Publicação:
Identificação e análise da relação entre a utilização de construtos da qualidade e o desempenho e competitividade organizacional

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Oliveira, Otávio José de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Engenharia de Produção Mecânica - FEG

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

A growing number of companies is adopting quality management systems to achieve better performance and remain competitive in the market. These systems, however, can prove quite complex because they involve different practices and factors. This paper seeks to identify and analyze how each of these factors and practices, defined as quality constructs, influence the performance and competitiveness in the organizational environment and thus contribute to the strategic decisions in the area of quality. To achieve that, a survey was conducted with industrial companies located in the state of São Paulo, and the data was analyzed by a structural equation software. As a result, it was observed that the constructs Customer Focus and Human Resources are the most influent for the competitive criteria of a company, while the constructs Supplier development and Customer Focus exert greater impact on performance

Resumo (português)

É cada vez maior o número de empresas que adotam sistemas de gestão da qualidade para obter melhor desempenho e manter competitivas no mercado. Esses sistemas, no entanto, podem se mostrar bastante complexos por envolverem diversas práticas e fatores envolvidos. O presente trabalho busca identificar e analisar como cada um destes fatores e práticas, definidos como construtos da qualidade, influenciam o desempenho e a competitividade no ambiente organizacional e desta maneira contribuir com as decisões estratégicas na área de qualidade dentro do ambiente organizacional. Para tanto foi realizada uma pesquisa tipo Survey com empresas do setor industrial localizadas no estado de São Paulo, e o tratamento estatístico dos dados foi feito por meio de um software de equações estruturais. Como resultado observou-se que os construtos Foco no cliente e Recursos humanos são mais influentes para os critérios competitivos de uma empresa, enquanto os construtos Desenvolvimento de fornecedores e Foco no cliente exercem maior impacto no seu desempenho

Descrição

Palavras-chave

Gestão da qualidade total, Concorrência, Modelagem de processos, Desenvolvimento organizacional, Clientes - Fidelização, Controle de processo, Total quality management

Idioma

Português

Como citar

FREIRE, Vinicius Souza. Identificação e análise da relação entre a utilização de construtos da qualidade e o desempenho e competitividade organizacional. 2013. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2013.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação