Avaliação do potencial de sistemas nanoestruturados inovadores para incorporação de cacau orgânico: estudo da estabilidade físico-química e atividade antioxidante

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Funagoshi, Erica Emi [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Ultimamente várias áreas da ciência vêm se unindo a fim de compreender, elucidar, retardar e reverter o processo do envelhecimento da pele. Tal processo deve ser estudado, pois as mudanças no aspecto exterior podem revelar disfunções que ocorrem internamente, além de trazer conseqüências psíquicas sobre o comportamento da pessoa, tanto diante de si mesma como diante das outras. A utilização de matérias-primas naturais orgânicas em formulações farmacêuticas e cosméticas segue uma tendência de mercado, haja vista o grande impulso que o mercado orgânico tem ocasionado na economia. Dentre estas matérias-primas, destaca-se a utilização do cacau orgânico que, pelo fato de ser rico em compostos polifenólicos e taninos condensados, acredita-se apresentar potencial ação antioxidante. Associados a sistemas nanoestruturados inovadores, como os sistemas líquido-cristalinos constituídos por silicones formadores de filme, a ação antioxidante do cacau orgânico pode, dessa forma, ser potencializada. Este trabalho tem como objetivos desenvolver e caracterizar sistemas líquido-cristalinos acrescidos de extrato de semente de cacau orgânico, avaliar a estabilidade físico-química e a atividade antioxidante das formulações obtidas. Realizou-se a caracterização do pó de cacau por microscopia óptica. A partir do pó do cacau, obteve-se extratos hidroalcóolicos do pó, a partir do qual foram quantificados compostos fenólicos utilizando o reagente Folin-Ciocalteu e determinada a atividade antioxidante com base na ação seqüestrante do radical 1,1-difenil-2-picrilhidrazila (DPPH). Posteriormente, o extrato foi incorporado em um sistema constituído por acido oléico e polioxietileno 20 cetil éter, o qual foi caracterizado estruturalmente empregando análises de microscopia de luz polarizada, espalhamento de raios-X a baixo ângulo (SAXS) e comportamento reológico... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Cacau, Antioxidantes, Fenóis, Microscopia de polarização, Raios X - Espalhamento a baixo angulo

Como citar

FUNAGOSHI, Erica Emi. Avaliação do potencial de sistemas nanoestruturados inovadores para incorporação de cacau orgânico: estudo da estabilidade físico-química e atividade antioxidante. 2012. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (Farmácia-Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2012.