As concepções de corpo e de cultura corporal presentes nos discursos oficiais da área de educação física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Gargano, Marina Christo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A temática do corpo e da cultura corporal perpassa por várias ciências e áreas de conhecimento, tornando-se complexa e multifacetada. As relações entre corpo e cultura têm provocado o interesse constante de diversas áreas do conhecimento, como a Educação Física; e essa relação é fundamental e constitutiva dos seres humanos, sendo indissociável. Nosso trabalho situa-se na fronteira entre as ciências sociais e a educação física, com ênfase na educação física escolar. Por ser um tema intrigante, dotado de complexidades e integrações diversas, o nosso enfoque repousará nas concepções de corpo e cultura corporal presentes na área da educação física escolar, seja nos documentos oficiais emanados pelas instituições reguladoras, seja nos projetos pedagógicos do curso de graduação e de uma escola de ensino fundamental. Trata-se de uma investigação qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica e documental, através da análise de conteúdo. Para tanto, será utilizada referências da área de educação física, bem como da sociologia e antropologia e a pesquisa abrangerá os PPP (Projeto Político Pedagógico) de uma escola de ensino fundamental da cidade de Rio Claro e do curso de licenciatura em Educação Física da UNESP de Rio Claro, além dos documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o Currículo do Estado de São Paulo. Analisando os documentos, pudemos perceber que no Currículo do Estado de SP e no PPP de uma escola estadual de Rio Claro, as concepções corpo e cultura de movimento se assemelham por se tratar de uma escola pública paulista que se utiliza desse documento como referência na sua organização curricular. Em contrapartida, nos PCN e no PPP do Curso de Licenciatura em Educação Física da UNESP de Rio Claro, as concepções de corpo e cultura corporal de movimento são parecidas por se tratar de um curso de ensino superior que parece se basear nesse documento...

Descrição

Palavras-chave

Linguagem corporal, Corpo humano, Ensino fundamental, Educação física - Estudo e ensino, Ensino, Ensino - Rio Claro (SP) - Currículos, Pesquisa bibliografica, Rio Claro (SP)

Como citar

GARGANO, Marina Christo. As concepções de corpo e de cultura corporal presentes nos discursos oficiais da área de educação física. 2013. 95 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.