Movimentação de indivíduos de uma população de antas (Tapirus terrestris) em uma paisagem fragmentada no cerrado do Mato Grosso do Sul

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Godoi, Tamissa Gabrielle [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A anta é um megamamífero vulnerável à extinção (IUCN), apresenta baixa taxa reprodutiva e é uma espécie de elevada importância na manutenção da estrutura das florestas, este estudo pretende avaliar a movimentação de indivíduos de anta em uma paisagem antropizada no cerrado do Mato Grosso do Sul. Dada a dificuldade de estudos com técnicas tradicionais de campo, estão sendo realizadas análises moleculares de amostras não-invasivas (fezes) com marcadores microssatélites, a fim de estimar o número de indivíduos que utilizam essa área, além de gerar informações genéticas que podem ser úteis para auxiliar programas de conservação para esta espécie. Para tal, foram coletadas e georreferenciadas 41 amostras de fezes da área de estudo. Através da distribuição das amostras é possível inferir que as antas utilizam a área de floresta plantada de acordo com a disponibilidade do ambiente. O DNA de todas as amostras foi extraído e os locos microssatélites de interesse foram testados. Dez locos microssatélites foram testados, sendo que deste total cinco se mostraram mais eficientes, ou seja, foi possível realizar sua amplificação na grande maioria das amostras utilizadas e a genotipagem apresentou uma boa qualidade, possibilitando uma identificação confiável dos alelos. As amostras com o genótipo definido para pelo menos três locos foram selecionadas e analisadas no programa GIMLET para identificação individual e estimativa da PID (Probabilidade de Identidade) e nos programas FSTAT e GenAlex para estimativa da diversidade genética. Dentre 23 amostras analisadas, foram identificados 20 indivíduos, sendo 14 machos, 3 fêmeas e 3 de sexo indeterminado. A recaptura de três indivíduos possibilitou a verificação da movimentação destes pela área. O presente estudo mostrou, então, que as antas (Tapirus terrestris) utilizam as florestas plantadas de Eucalyptus... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Mamífero, Ecologia animal, Cerrados, Genética, Mato Grosso do Sul (MS)

Como citar

GODOI, Tamissa Gabrielle. Movimentação de indivíduos de uma população de antas (Tapirus terrestris) em uma paisagem fragmentada no cerrado do Mato Grosso do Sul. 2011. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Ecologia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.