Cultura, educação e subjetividade: um estudo sobre o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

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Data

2013

Autores

Gonçalves, Carlos Sobreira [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This research attempts to analyze the relationship between the National Secondary Education Examination and the design of teaching, specifically in the way of defining what should be taught, in the present National Curriculum identifying clues that help us in the explanation of a conception of teaching and making the confrontation between the evaluation device in this ENEM. We intend to identify, even if there is consistency between what is taught and what is learned in schools, whether it public or private, and it evaluates the evidence as ENEM. This work is part of the Bachelor's Degree in Education Full theme is a critical analysis of the evaluation system ENEM regarding their school pedagogical practices. The overall goal is to bring to light the evaluative perspective envisaged in secondary education as a training practice, regarding the evaluation method levied by the National Examination of Secondary Education, seeking to raise the following reflection: The evaluation addressed in high school according to the National Curriculum meets view of the National Middle School? To answer this question, the work specified in a field research through analysis of evidence applied to the Portuguese Language School students in two schools, one in public and one private school, both in the city of Rio Claro, São Paulo, the analysis on the Matrix Reference ENEM in order to show whether the school pedagogical practice meets the demand of this evaluation system. Methodology as part of the job search literature, taking for himself the main theoretical assessment as Luckesi (2005), Hoffman (1996) Saviani (1986) and Curriculum Proposal of the State of São Paulo
Nesta pesquisa pretendemos analisar as relações entre o Exame Nacional do Ensino Médio e a concepção de ensino, especificamente no modo de definição daquilo que se deve ensinar, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais identificando pistas que nos auxiliem na explicitação de uma concepção de ensino e fazendo o confronto entre o dispositivo de avaliação presente no ENEM. Pretendemos identificar, ainda se existe coerência entre o que se ensina e o que se aprende nas escolas, sejam elas públicas ou particulares, e o que se avalia nas provas como o ENEM. Este trabalho é parte integrante do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia tem como tema uma análise crítica sobre o sistema de avaliação do ENEM em relação as suas práticas pedagógicas escolares. O objetivo geral é trazer a lume a perspectiva avaliativa visada no Ensino Médio como prática formativa, em relação ao método avaliativo cobrado pelo Exame Nacional do Ensino Médio, procurando levantar a seguinte reflexão: A avaliação abordada no Ensino Médio segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais atende a perspectiva do Exame Nacional do Ensino Médio? Para responder essa questão, o trabalho se especifica em uma pesquisa de campo através de análise de provas de Língua Portuguesa aplicada aos alunos do Ensino Médio em duas escolas, uma da rede pública e outra de uma escola particular, ambas da cidade de Rio Claro, interior de São Paulo, utilizando a análise em cima da Matriz de Referência do ENEM, a fim de mostrar se a prática pedagógica escolar cumpre a demanda desse sistema de avaliação. Como metodologia esse trabalho parte de pesquisa bibliográficas, tomandose para si os principais teóricos da avaliação como Luckesi (2005), Hoffman (1996) Saviani (1986) e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo

Descrição

Palavras-chave

Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil), Educação, Avaliação educacional, Pratica de ensino

Como citar

GONÇALVES, Carlos Sobreira. Cultura, educação e subjetividade: um estudo sobre o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. 2013. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.