Motivos de adesão, manutenção e preferência de idosos em programas de atividades físicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Iannoni, Raquel Sampaio Pires [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Diante do crescente aumento da população idosa, juntamente com o avanço da procura de idosos por programas de atividades físicas voltados à terceira idade, há uma preocupação e urgência em atender aos interesses e necessidades desses indivíduos, a fim de proporcionar um envelhecimento saudável. Tendo em vista a dificuldade encontrada em localizar trabalhos que relacionem a visão dos idosos com a visão dos profissionais de educação física que trabalham diretamente com atividades voltadas a esta população e que abordem aspectos relacionados à prática dos idosos em tais programas, tornou-se importante a realização desta pesquisa. Este estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo identificar os motivos de adesão, manutenção e preferência de idosos, com relação aos exercícios físicos realizados em um programa sistematizado, sob o olhar dos idosos praticantes e dos profissionais que trabalham diretamente com esta população. Para tanto, o estudo constitui-se da união de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo do tipo survey, utilizando-se como instrumento para coleta de dados uma entrevista semiestruturada, aplicada a uma amostra intencional composta de 30 idosos praticantes de exercícios físicos e de 10 profissionais que coordenam essas atividades. Os dados foram analisados descritivamente, por meio da técnica de Análise de Conteúdo Temático, obtendo-se como resultados: a orientação médica como principal motivo de adesão, tanto na visão dos idosos, como na dos profissionais que trabalham diretamente com esta população; melhorar a saúde foi o principal motivo de permanência, de acordo com os idosos entrevistados e, na visão dos profissionais, foi a interação social; saúde debilitada como principal motivo de desistência para os dois grupos da amostra. Além disso, verificou-se que há uma preocupação... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Educação fisica, Exercícios físicos para idosos, Adesão, Envelhecimento, Continuidade, Percepção, Qualidade de vida, Motivação (Psicologia)

Como citar

IANNONI, Raquel Sampaio Pires. Motivos de adesão, manutenção e preferência de idosos em programas de atividades físicas. 2012. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.