Efeitos da injeção intracerebroventricular de peróxido de hidrogênio ou de ATZ sobre a resposta pressora da angiotensina II centralmente

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Lauar, Mariana Ruiz [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

As espécies reativas de oxigênio podem participar de mecanismos envolvidos em respostas fisiológicas, como os efeitos hipertensores e dipsogênicos da angiotensina II (ANG II) central, que seriam pelo menos em parte devidos a produção de radical superóxido (O2 −). Por isso, uma superexpressão da enzima superóxido dismutase que reduz a disponibilidade de O2 − convertendo-o em peróxido de hidrogênio (H2O2) inibiria o efeito pressor da ANG II administrada centralmente. Porém, alguns resultados de nosso laboratório demonstram que H2O2 injetado intracerebroventricularmente (icv) reduz a ingestão de água induzida pela ANG II em ratos normotensos. Portanto, no presente trabalho propomos estudar os efeitos de injeções de H2O2 ou de ATZ (inibidor da catalase) sozinhos ou combinados no ventrículo lateral (VL) e também os efeitos do ATZ injetado intravenosamente (i.v.) sozinho ou combinado com H2O2 no VL sobre a resposta pressora da ANG II também injetada no VL em ratos normotensos, espontaneamente hipertensos (SHRs) ou em ratos com hipertensão renovascular do tipo 2 rins 1 clipe (2R1C). Foram utilizados ratos Holtzman normotensos, SHRs e ratos com hipertensão renovascular 2R1C com cânulas de aço inoxidável previamente implantadas no VL. A pressão arterial e a freqüência cardíaca foram registradas em sistema computadorizado diretamente da aorta em ratos não anestesiados por uma cânula de polietileno introduzida pela artéria femoral e a injeção i.v. foi realizada por meio de uma cânula de polietileno introduzida na veia femoral. A pressão arterial e freqüência cardíaca foram registradas continuamente desde 30 minutos antes da primeira injeção (veículo, salina, H2O2 ou ATZ) até 30 minutos após a injeção de ANG II. Os resultados demonstraram que a injeção icv de H2O2 (5 μmol/1 μL) reduziu fortemente a reposta pressora produzida pela injeção... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Peróxido de hidrogênio, Angiotensina, Oxigenio, Catalase

Como citar

LAUAR, Mariana Ruiz. Efeitos da injeção intracerebroventricular de peróxido de hidrogênio ou de ATZ sobre a resposta pressora da angiotensina II centralmente. 2012. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (Farmácia-Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2012.