Diversidade de aranhas em Mimosa bimucronata(DC.) Kuntze (Fabaceae: Mimosoideae): efeito da arquitetura da planta e implicações da predação em interações tri-tróficas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008

Autores

Lima, Danilo Rosa de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente estudo teve como objetivo determinar a diversidade, a composição e a riqueza de espécies de aranhas e suas relações com as diferentes fenofases de Mimosa bimucronata. Visou também comparar a abundância de aranhas entre ramos com inflorescência e com frutos, e investigar se os níveis de infestação de Acanthoscelides schrankiae são reduzidos ou intensificados (alta taxa de predação intraguilda) devido à presença de aranhas. Foram coletadas 777 aranhas, distribuídas em 140 morfoespécies, com uma grande proporção de indivíduos jovens (ninfas). No total, treze famílias de aranhas foram identificadas, sendo que a família Araneidae foi a mais representativa em número de indivíduos coletados e em número de morfoespécies (riqueza). Outras famílias bem representativas foram Anyphaenidae, Thomisidae, Salticidae e Theridiidae. Quando as proporções de aranhas encontradas em ramos com inflorescência e com frutos foram comparadas, não se constatou diferença significativa, mostrando que o tipo de ramo não afetou a abundância das aranhas. No entanto, os estágios fenológicos parecem ter influenciado a riqueza e a diversidade em uma das áreas, uma vez que correlações positivas significativas foram encontradas entre a riqueza e diversidade de morfoespécies e os valores mensais da fenologia reprodutiva. Assim, é possível que o surgimento do conjunto das estruturas reprodutivas, como ramos com botões, flores e frutos, aumentou a complexidade estrutural do habitat, interferindo significativamente na riqueza e diversidade de aranhas. Quando o número médio de orifícios deixados por parasitóides e bruquídeos foi comparado entre áreas, tipos de agregados de frutos (com e sem a presença de teias de aranhas), e considerando a interação entre os fatores, constatou-se diferença significativa apenas entre as áreas, ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Biodiversidade, Aranha - Ecofisiologia animal

Como citar

LIMA, Danilo Rosa de. Diversidade de aranhas em Mimosa bimucronata(DC.) Kuntze (Fabaceae: Mimosoideae): efeito da arquitetura da planta e implicações da predação em interações tri-tróficas. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.