Efeito da amostragem de informação visual no comportamento locomotor adaptativo de pacientes com doença de Parkinson idiopática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009

Autores

Lirani-Silva, Ellen [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Pouco se sabe a respeito da marcha de pacientes com doença de Parkinson (DP) em ambientes irregulares. Mais especificamente, não foram encontrados estudos que manipularam a informação visual na tarefa de ultrapassar obstáculo. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar o papel da visão no comportamento locomotor durante a ultrapassagem de obstáculos de diferentes alturas em indivíduos com DP idiopática, manipulando experimentalmente a disponibilidade das informações visuais. Participaram 14 idosos com DP, classificados entre os estágios 1 e 2,5 da escala de Hoehn & Yahr. Os participantes foram convidados a percorrer andando uma passarela de 8 metros, em condições sem obstáculo (SO) e com obstáculo baixo (OB) ou alto (OA). As tentativas foram apresentadas combinando condições de obstáculo (SO, OB e OA) e de visão (IVD e IVE), em 3 tentativas por condição, totalizando 18 tentativas; realizadas em 2 blocos. A manipulação de informação visual foi realizada através do uso de óculos de lentes de cristal líquido e a análise cinemática foi realizada tridimensionalmente. As variáveis dependentes selecionadas incluíram os parâmetros espaciais e temporais das fases de aproximação e ultrapassagem do obstáculo. Para o tratamento dos dados, foram empregadas duas MANOVAs. Os resultados revelaram que tanto a manipulação visual como a manipulação do terreno influenciaram no comportamento locomotor dos pacientes. Na fase de aproximação, a presença do obstáculo provocou modificações nos parâmetros locomotores, refletindo em menores valores médios de comprimento e velocidade da passada nas condições OB e OA do que na condição SO. Em relação à informação visual nesta mesma fase, a anulação do fluxo óptico provocou diminuição do comprimento e da velocidade da passada, da cadência e da porcentagem da fase de suporte simples e aumento da duração... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Educação fisica, Educação física adaptada, Locomoção, Obstáculo

Como citar

LIRANI-SILVA, Ellen. Efeito da amostragem de informação visual no comportamento locomotor adaptativo de pacientes com doença de Parkinson idiopática. 2009. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.