Desenvolvimento de sistemas nanoestruturados estabilizados com álcool cetílico etoxilado e propoxilado para administração cutânea

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Luz, Gabriela Marielli da [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Nas últimas décadas tem ocorrido um aumento expressivo da incidência de doenças fúngicas. Porém, o tratamento destas infecções pode não ser efetivo, pois os fármacos antifúngicos disponíveis causam sérios efeitos adversos, recorrência ou resistência. Algumas doenças fúngicas causam lesões cutâneas e o medicamento, geralmente administrado por via oral, dificulta a chegada do fármaco no local de ação. Adicionalmente, muitos antifúngicos tópicos não são eficazes, pois o tempo de residência no local de ação é curto e a solubilidade do fármaco nos sistemas é baixa. Uma alternativa muito explorada nos anos recentes é o desenvolvimento de sistemas de liberação de fármacos, e as microemulsões (ME) e os cristais líquidos (CL) mostraram-se promissores, pois podem aumentar o tempo de residência no local de aplicação e a solubilidade de fármacos pouco solúveis em água, como ocorre com o fluconazol (F) e o itraconazol (I). Sistemas nanoestruturados foram desenvolvidos empregando o ácido oleico (AO), álcool cetílico etoxilado 20 OE e propoxilado 5 OP (PROC) e água. Estes sistemas foram caracterizados por microscopia de luz polarizada (MLP), comportamento reológico, análise do perfil de textura (TPA), bioadesão e capacidade de incorporação dos fármacos pelos sistemas. A MLP foi utilizada na caracterização dos sistemas quanto a isotropia e anisotropia, diferenciando as ME dos CL. O comportamento reológico das ME foi Newtoniano e viscoso, e dos CL foi pseudoplástico e elástico e a temperatura não influenciou o comportamento reológico dos sistemas. As propriedades mecânicas das formulações, como dureza, compressibilidade e adesividade, foram avaliadas utilizando um analisador de textura no modo TPA. Os CL de fase hexagonal são os mais bioadesivos. As quantidades incorporadas dos fármacos nos sistemas aumentaram, principalmente comparando-se com... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Cristais líquidos, Fungos, Liberação de fármacos, Microemulsões (ME)

Como citar

LUZ, Gabriela Marielli da. Desenvolvimento de sistemas nanoestruturados estabilizados com álcool cetílico etoxilado e propoxilado para administração cutânea. 2011. 122 f. Trabalho de conclusão de curso (Farmácia-Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2011.