Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008

Autores

Marchi, Fabio Albuquerque [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Com o passar do tempo e com a maior evolução da informática devido à criação de computadores cada vez mais potentes foram feitos diversos investimentos em ferramentas para transmissão de informações a distância. Dentre essas ferramentas estão softwares para interação usuário-máquina, programas que auxiliam a realização de processos de maneira eficaz e automatizada e a internet, que possibilitou conectar vários usuários em todo o mundo. O uso da informática é cada vez mais necessário em todas as áreas e isso não é diferente na educação. Este trabalho teve como objetivo investigar as condições de 10 escolas localizadas em três cidades do Estado de São Paulo: Campinas, Leme e Botucatu, com relação à utilização da informática no processo de aprendizagem dos alunos e como recurso aos professores e funcionários para o auxilio a informatização do ambiente escolar e desenvolvimento de novas práticas de ensino. Por meio das respostas foi possível fazer um levantamento das condições do uso da informática nas escolas visitadas identificando as deficiências ainda encontradas com relação à utilização dos computadores. Nota-se ainda nas escolas, um equívoco sobre a real função do computador que muitas vezes é confundido como simples entretenimento ao invés de um grande mecanismo para o processo de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem.

Descrição

Palavras-chave

Tecnologia educacional, Informática, Educação - Processamento de dados

Como citar

MARCHI, Fabio Albuquerque. Informática no ensino fundamental e médio: investigando o uso de computadores na escola. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.