Publicação: iMusic Education: um estudo bibliográfico sobre a interação entre jovens, novas tecnologias e educação musical
Carregando...
Arquivos
Data
2013-11-12
Autores
Orientador
Arroyo, Margarete 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Música - IA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este trabalho é de natureza qualitativa e consiste em um estudo bibliográfico referente à interação entre jovens, educação musical e novas tecnologias. A partir da análise dos textos levantados, procura-se compreender como educadores musicais posicionam-se frente às tecnologias em suas aulas; e o quão significativas elas podem ser quando utilizadas. Inicialmente, o procedimento metodológico se deu através da definição de TICs e de uma contextualização sobre a presença das tecnologias na escuta, na educação e nas práticas musicais. Em seguida, utilizou-se quatro artigos publicados na Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), os quais foram analisados e discutidos de acordo com o pensamento vigente na bibliografia estudada, procurando verificar o estado da produção e aplicação de conhecimentos sobre o tema nesta área. Por fim, constata-se que a presença das tecnologias no ensino musical implica em mudanças no papel do professor e na matriz curricular dos cursos de Licenciatura em Música.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
MARCOLINO, Thaís dos Santos. iMusic Education: um estudo bibliográfico sobre a interação entre jovens, novas tecnologias e educação musical. 2013. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Musical) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2013.