Efeitos da ação central do peróxido de hidrogênio na ingestão de água, na excreção renal de água e eletrólitos e na expressão de Fos induzidos pela estimulação colinérgica da área sptal medial

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Melo, Mariana Del Rosso de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A área septal medial (ASM), situada no prosencéfalo, está envolvida na regulação cardiovascular e no controle do balanço hidroeletrolítico. Esta área é rica em receptores colinérgicos e a ativação dos mesmos induz ingestão de água, natriurese e antidiurese. A ASM também envia projeções aos núcleos paraventricular (NPV) supra-óptico (NSO), os quais contêm os neurônios que secretam vasopressina e ocitocina. Existem evidências experimentais demonstrando que as espécies reativas de oxigênio podem participar do controle de respostas fisiológicas. Resultados recentes de nosso laboratório demonstraram que uma espécie reativa de oxigênio, o peróxido de hidrogênio (H2O2), injetado no ventrículo lateral (VL) reduz a ingestão de água e a resposta pressora induzida por ANG II e carbacol (agonista colinérgico) também injetados no VL. Por isso, o presente estudo teve como objetivo estudar os efeitos da injeção de H2O2 na ASM sobre a ingestão de água, sobre a excreção renal de água e eletrólitos e sobre a expressão da proteína c-Fos no NSO produzidos pela injeção de carbacol também na ASM. Para realizar este trabalho, foram utilizados ratos com cânulas de aço inoxidável implantadas na ASM. A ingestão de água e a excreção renal de água e eletrólitos foram estudadas em ratos que receberam injeções de H2O2 (5 mol/0,5 μl) ou PBS (veículo, 0,5 l) na ASM e, após um minuto, injeção de carbacol (4 nmol/0,5 l) ou salina (NaCl 0,15 M / 0,5 l) também na ASM. A ingestão de água induzida pelo carbacol, através da estimulação colinérgica, foi menor nos ratos que receberam a injeção prévia de peróxido de hidrogênio (8 ± 2,0 ml / 1 h, p<0,05) comparado àqueles que receberam veículo, também na ASM (16,6 ± 1,9 ml / 1 h, p<0,05). Além disso, houve diferença significativa na ingestão de água dos ratos + salina, grupo controle... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Peróxido de hidrogênio, Excreção renal de água e eletrólitos

Como citar

MELO, Mariana Del Rosso de. Efeitos da ação central do peróxido de hidrogênio na ingestão de água, na excreção renal de água e eletrólitos e na expressão de Fos induzidos pela estimulação colinérgica da área sptal medial. 2011. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Farmácia-Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2011.