Acervo lúdico do CPA: organização, classificação e manutenção

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Data

2013

Autores

Norimatsu, Natália Keiko Silva [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

We know that play is directly linked to the development and growth of the child. Thinking in this context, were created recreational spaces, more known as playrooms or toy libraries. This research seeks to understand the playful objects used in more visits with children, realized CPA, FC UNESP - Bauru. Therefore, it was necessary to identify the objects necessary to the demands of users of CPA, they were psychology trainees, fellows extension projects, graduate students, teachers and the subjects treated population served. Composed over 1000 objects, the collection must be appropriate to the needs of the CPA. The research in question is characterized as a case study, is related to our shares a scholarship project Playing in the Center for Applied Psychology - CPA, held in the collection playful and Toy CPA, FC UNESP - Bauru, used, in this case, as a field for this research. Watching the playful collection, daily, some questions have arisen about this space became in this study. The data collection period was from September 2011 to September 2012. As an instrument for data collection was mounted a notebook control in order to check the movement of the objects of the collection, also applied a questionnaire to teachers and trainees working in the CPA. At the end of the study we can say that the symbolic games and rules are the objects that are related to care provided in the CPA because of its capabilities to assist in various aspects of the development of children, with the most frequently used symbolic games with children aged 2 to 7 years and the games rules with children aged 7-12 years or more
Sabe-se que o brincar está diretamente ligado ao desenvolvimento e crescimento integral da criança. Pensando nesse contexto, foram criados os espaços lúdicos, mais conhecidos como brinquedotecas ou ludotecas. Essa pesquisa busca conhecer os objetos lúdicos mais utilizados em atendimentos com crianças, realizados no CPA, da UNESP FC – Bauru. Para tanto, foi necessário identificar os objetos necessários às demandas dos usuários do CPA, fossem eles estagiários de Psicologia, bolsistas de projetos de extensão, alunos de graduação, professores e os sujeitos atendidos. Composto por mais de 1000 objetos, o acervo precisa estar adequado às necessidades do CPA. A pesquisa em questão caracteriza-se como estudo de caso, está relacionada às nossas ações como bolsista do projeto “Brincando no Centro de Psicologia Aplicada - CPA”, realizado no acervo lúdico e na Brinquedoteca do CPA, da UNESP FC - Bauru, utilizado, neste caso, como campo para esta pesquisa. Observando o acervo lúdico, diariamente, surgiram algumas questões sobre este espaço que se transformaram neste estudo. O período de levantamento de dados foi de setembro de 2011 a setembro de 2012. Como instrumento de coleta de dados foi montado um caderno de controle a fim de verificar o movimento dos objetos do acervo, também foi aplicado um questionário junto aos professores e estagiários que atuam no CPA. Ao término da pesquisa podemos afirmar que os jogos simbólicos e de regras são os objetos que estão mais relacionados aos atendimentos realizados no CPA devido as suas capacidades de auxiliar em vários aspectos o desenvolvimento de crianças, sendo os jogos simbólicos mais utilizados com crianças entre 2 a 7 anos e os jogos de regras com crianças entre 7 a 12 anos ou mais

Descrição

Palavras-chave

Aprendizagem baseada na pesquisa, Brincadeiras, Desenvolvimento da personalidade, Brinquedotecas, Imaginação, Jogos educativos, Inquiry-based learning

Como citar

NORIMATSU, Natália Keiko Silva. Acervo lúdico do CPA: organização, classificação e manutenção. 2013. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.