As atividades experimentais no ensino de física

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Data

2012

Autores

Oliveira Junior, Laercio de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work was developed from a literature search in order to provide teachers of physics theoretical and methodological requirements for the use of experimentation in physics teaching, with the aim of contributing to the teaching practice of these teachers and, consequently, for improving teaching this discipline. Therefore, to deal in the course of this research, the goals and types of practical activities, new information and communication technologies that fit the experimental approaches and the role of the teacher in this context, specifying the variables that influence and relate with experimental activities. Studies are presented on the methodology and planning of experimental activities to draw attention to the teacher and the important issues relevant to the preparation of these activities as, for example, the proposed objectives and types of discourse and existing approaches for the conduct of practical activities. In this sense, the trend is highlighted for walks where the approach of practical activities, within the context of practices interactionist and are pointed out strengths and weaknesses of different types of activities presented. We also highlight aspects of the learning process associated with some theoretical reference that are on that subject, as Piaget, Vigotski and Ausubel, so that the teacher can apply the concepts in their theories worked in the practical lessons of physics
Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de fornecer aos professores de Física subsídios teóricos e metodológicos para a utilização da experimentação no ensino de Física, com o propósito de contribuir para a prática pedagógica desses professores e, consequentemente, para a melhoria do ensino dessa disciplina. Para tanto, abordam-se, no decorrer desta pesquisa, os objetivos e tipos de atividades práticas, as novas tecnologias de informação e comunicação que se enquadram nas abordagens experimentais e o papel do professor nesse contexto, especificando-se as variáveis que influenciam e se relacionam com as atividades experimentais. São apresentados estudos acerca da metodologia e o planejamento das atividades experimentais para chamar a atenção do professor para os assuntos importantes e relevantes na preparação dessas atividades como, por exemplo, os objetivos propostos e os tipos de discurso e abordagens existentes para a condução das atividades práticas. Nesse sentido, é destacada a tendência para onde caminha a abordagem das atividades práticas, dentro de um contexto de práticas interacionistas, bem como são apontados os pontos fracos e fortes dos diversos tipos das atividades apresentadas. Destacam-se ainda aspectos relativos ao processo de aprendizagem associados a alguns teóricos que são referência nesse assunto, como Piaget, Ausubel e Vigotski, para que o professor possa aplicar os conceitos trabalhados em suas teorias nas aulas práticas de física

Descrição

Palavras-chave

Física - Estudo e ensino, Planejamento experimental

Como citar

OLIVEIRA JUNIOR, Laercio de. As atividades experimentais no ensino de física. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012.