Expressão do mRNA do gene Capn 2 e índice de apoptose de ilhotas pancreáticas de rato tratadas com fibrilas de amilina e com oligômeros de amilina de tamanho intermediário

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008

Autores

Oliveira, Érika Rodrigues de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O depósito de amilina é um achado histopatológico freqüente em pacientes portadores de diabetes melito tipo 2 (DM 2) e parece estar relacionado à disfunção da célula beta pancreática característica desta doença. Apenas as moléculas de amilina que sofrem agregação in vivo, tal como a amilina humana, são citotóxicas para as células beta, enquanto as variedades não agregantes, como a amilina de rato, não apresentam efeito deletério. Com o objetivo de compreender melhor os mecanismos de toxicidade associados à forma agregante da amilina, um projeto em andamento em nosso laboratório estudou, por micro-arranjos de cDNA, o perfil de genes modulados pela amilina humana em ilhotas pancreáticas murídeas, comparando duas situações específicas: ilhotas tratadas com fibrilas de amilina (“amilina madura”) e ilhotas tratadas com oligômeros de tamanho intermediário (“amilina fresca”), já que evidências recentes apontam para um efeito deletério apenas de oligômeros de amilina. As ilhotas foram isoladas a partir de ratos Wistar, mantidas em cultura por 24 horas e a seguir tratadas com 10 􀈝M de oligômeros ou de fibrilas maduras de amilina por 24 horas adicionais em concentração fisiológica (5,6 mM) ou suprafisiológica (23 mM) de glicose. O RNA total foi extraído e dentre os genes modulados pelos oligômeros de amilina, selecionamos o gene Capn 2, que codifica a Calpaína 2 para validação por RT-qPCR. Este gene foi escolhido por seu envolvimento no processo de apoptose, que parece ser um dos mecanismos pelos quais a amilina pode ser deletéria. Entretanto, os resultados sugeriram que o aumento da expressão do RNA mensageiro da calpaína 2 não ocorre no processo de apoptose induzido pelos oligômeros de amilina. Para complementar a avaliação dos efeitos das duas formas de amilina sobre as ilhotas ...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Diabetes - Aspectos genéticos - Estudos experimentais

Como citar

OLIVEIRA, Érika Rodrigues de. Expressão do mRNA do gene Capn 2 e índice de apoptose de ilhotas pancreáticas de rato tratadas com fibrilas de amilina e com oligômeros de amilina de tamanho intermediário. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.