Pesquisa e experiência: linhas de fuga e dramaturgia científica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Oliveira, Luana Priscila de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The discussions waged by several authors in the field of philosophy of science about scientificity and scientific work often fall to the shock of Sciences, who had long substantiate their studies from the perspective of Natural Sciences. Fact that the man away from research, transforming it into a simple object of study. Among these questions, it is necessary to think in a very scientificity of the humanities, which considers the various types of knowledge that makes up the formation of the individual. In this way, approaching the experience, treated by Agambem Benjamin Larrosa and the educational research with children presents itself as a chance to rethink the current paradigm of Sciences. This gives rise to the objective of this work reflect, based on a research conducted with children and imagetic production, the idea of 'research and its relation to the concept of experience'. We will take as its starting point the elaborations on this concept as presented by Giorgio Agamben. We are assuming that the images of that research, are configured as research papers or research and, in this sense, the research is defined as a documentary research
As discussões travadas por diversos autores do campo da Filosofia da Ciência acerca da cientificidade e do fazer científico recaem com freqüência ao embate das Ciências Humanas, que por muito tempo fundamentaram seus estudos na perspectiva das Ciências Naturais. Fato que distanciou o homem das pesquisas; transformando-o em um simples objeto de estudo. Em meio a essas questões, faz-se necessário pensar em uma cientificidade própria das Ciências Humanas, que considere os diversos tipos de conhecimentos que compõe a formação do sujeito. Deste modo, aproximar a experiência, tratada por Agamben, Benjamim e Larrosa, à pesquisa educacional com crianças se apresenta como uma possibilidade de repensar o atual paradigma das Ciências Humanas. Assim, surge como objetivo refletir, a partir de uma investigação realizada com crianças e produção imagética, a idéia de ‘pesquisa e sua relação com o conceito de experiência’. Tomando como ponto de partida as elaborações acerca deste conceito conforme apresentadas por Agamben. Partindo do princípio que as imagens da referida pesquisa, se configuram como documentos de pesquisa e ou de investigação, neste sentido, a pesquisa se defini como uma pesquisa bibliográfica e documental

Descrição

Palavras-chave

Pesquisa educacional, Experiencia, Filosofia e ciencia

Como citar

OLIVEIRA, Luana Priscila de. Pesquisa e experiência: linhas de fuga e dramaturgia científica. 2012. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.