As práticas disciplinares aplicadas aos alunos da 4ª série de uma escola municipal de Rio Claro: um estudo de caso
Carregando...
Data
2010
Autores
Passos, Julia Nunes Cerqueira dos [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Resumo
Esta pesquisa busca identificar qual é a compreensão que alunos, professores e equipe gestora da escola tem sobre o conceito de indisciplina e, como este foi se construindo ao longo dos anos. Dessa forma mediante as observações das relações existentes dentro de uma unidade educacional do município de Rio Claro foram analisadas as práticas punitivas aplicadas para os alunos considerados indisciplinados. A indisciplina atualmente tornou-se objeto de muita preocupação devido à transformação de suas causas e efeitos na sociedade. A escola, atualmente, apresenta um número considerável de grupos que a frequentam com propósitos e ideais diferentes e isso pode motivar a criação de conflitos em que se torna necessário a mudança de atitude no tratamento desses comportamentos considerados como indisciplinados.
Descrição
Palavras-chave
Disciplina escolar, Comportamento, Punição (Psicologia), Equipes de ensino
Como citar
PASSOS, Julia Nunes Cerqueira dos. As práticas disciplinares aplicadas aos alunos da 4ª série de uma escola municipal de Rio Claro: um estudo de caso. 2010. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.