As práticas disciplinares aplicadas aos alunos da 4ª série de uma escola municipal de Rio Claro: um estudo de caso

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Passos, Julia Nunes Cerqueira dos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa busca identificar qual é a compreensão que alunos, professores e equipe gestora da escola tem sobre o conceito de indisciplina e, como este foi se construindo ao longo dos anos. Dessa forma mediante as observações das relações existentes dentro de uma unidade educacional do município de Rio Claro foram analisadas as práticas punitivas aplicadas para os alunos considerados indisciplinados. A indisciplina atualmente tornou-se objeto de muita preocupação devido à transformação de suas causas e efeitos na sociedade. A escola, atualmente, apresenta um número considerável de grupos que a frequentam com propósitos e ideais diferentes e isso pode motivar a criação de conflitos em que se torna necessário a mudança de atitude no tratamento desses comportamentos considerados como indisciplinados.

Descrição

Palavras-chave

Disciplina escolar, Comportamento, Punição (Psicologia), Equipes de ensino

Como citar

PASSOS, Julia Nunes Cerqueira dos. As práticas disciplinares aplicadas aos alunos da 4ª série de uma escola municipal de Rio Claro: um estudo de caso. 2010. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.