Aspectos reprodutivos de três espécies de Curimatidae (Characiformes) em um reservatório do Rio Mogi Guaçu, bacia do Alto Rio Paraná, São Paulo, Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Peressin, Alexandre [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Os curimatídeos são espécies comuns em ambientes lênticos represados, artificialmente construídos. Estudar o ciclo reprodutivo de uma espécie é fundamental para a compreensão da biologia reprodutiva da população em seu ambiente. Por isso, o presente estudo analisou os aspectos da biologia reprodutiva dos sagüirus Cyphocharax modestus, C. cf. nagelii e Steindachnerina insculpta (Curimatidae), no reservatório da pequena central hidrelétrica Mogi Guaçu, município de Mogi Guaçu, estado de São Paulo. Os exemplares foram coletados bimensalmente entre agosto de 2005 e julho de 2006 com o auxílio de redes de emalhar (malhas 1,0 a 5,0 cm entre nós adjacentes), totalizando seis amostras. No total, foram analisados 777 exemplares, sendo 525 de C. modestus, 82 de C.cf. nagelii e 170 de S. insculpta. A dinâmica reprodutiva foi analisada considerando-se os períodos seco e chuvoso. A fecundidade foi estimada de acordo com o método volumétrico a partir da análise de 168 pares de ovários maduros, sendo 121 de C. modestus, 18 de C. cf nagelii e 29 de S. insculpta. Também foram estimadas as relações gonadossomáticas médias e as correlações do número total de ovócitos em relação ao peso e ao comprimento para cada uma das três espécies. Os resultados encontrados apontaram para desova total (sincrônica em dois grupos) para as três espécies. O número médio de ovócitos foi de 15.309 a 28.825 para C. modestus, 29.031 para C. cf. nagelii e 27.206 para S. insculpta.

Descrição

Palavras-chave

Peixe, Ictiologia, Reprodução, Desova, Represas, Curimatídeos

Como citar

PERESSIN, Alexandre. Aspectos reprodutivos de três espécies de Curimatidae (Characiformes) em um reservatório do Rio Mogi Guaçu, bacia do Alto Rio Paraná, São Paulo, Brasil. 2010. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.