Efeitos causados por chuvas intensas nas variáveis limnológicas e assembléias zooplanctônicas dos reservatórios de Chavantes e Salto Grande (Rio Paranapanema SP/PR)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Prezzotto, Rafael [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal avaliar a influência de um período de chuvas intensas sobre as assembléias zooplanctônicas e variáveis limnológicas dos reservatórios de Chavantes e Salto Grande. Em função das precipitações elevadas, o tempo de residência da água durante o período de verão 2009/2010 (período imediatamente anterior às coletas) foi o mais baixo da década (1999-2010), tanto para Chavantes como para Salto Grande. As variáveis analisadas foram: transparência, temperatura, oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica, turbidez, material em suspensão, clorofila a e nutrientes (nitrogênio total, fósforo total e silicato dissolvido). A turbidez foi a variável que mais se alterou, apresentando um aumento notável com o incremento das chuvas. A transparência e o material em suspensão também apresentaram grande alteração, sendo que a primeira variável diminuiu com a maior quantidade de chuvas e a segunda aumentou. Os valores de fósforo total e silicato dissolvido diminuíram com o aumento das chuvas, sendo que para o silicato a variação foi mais expressiva e para o fósforo o decréscimo foi mais acentuado em Chavantes do que em Salto Grande. Para as outras variáveis limnológicas, bem como para o zooplâncton, os dois reservatórios apresentaram comportamentos diferentes quanto às alterações pluviométricas. A temperatura variou mais em Chavantes. Condutividade elétrica e pH apresentaram relação com a temperatura e o oxigênio dissolvido não teve muita alteração com as mudanças pluviométricas. Os atributos analisados para o zooplâncton foram riqueza, composição, abundância (total, por táxon e das fases de desenvolvimento) e diversidade. Comparando os dois reservatórios estudados, foi observado que em Chavantes o aumento pluviométrico teve efeito muito ...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Zooplâncton, Limnologia, Plâncton de água doce, Chuvas, Hidrologia

Como citar

PREZZOTTO, Rafael. Efeitos causados por chuvas intensas nas variáveis limnológicas e assembléias zooplanctônicas dos reservatórios de Chavantes e Salto Grande (Rio Paranapanema SP/PR). 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2011.