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Entre o desaparecimento da infância e o alongamento da adolescência: concepções sobre as fases da vida na comunidade escolar e suas implicações no cotidiano escolar

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Data

Orientador

Salles, Leila Maria Ferreira

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

O objetivo geral deste trabalho foi o de investigar os sentidos e concepções sobre a infância e a adolescência na sociedade atual e suas implicações no âmbito escolar. Buscamos entender os porquês que esse processo vem ocorrendo tendo como pressuposto sua associação com os modos de tutela e a consequente autonomia e independência precoce que crianças e adolescentes parecem estar adquirindo na sociedade atual. Ao examinar as concepções de infância e adolescência de crianças e adolescentes, buscamos investigar os limites e a autonomia das crianças e dos adolescentes, caracterizando os modos de tutela que os pais empregam na relação com seus filhos e analisar as implicações destas concepções no âmbito escolar

Descrição

Palavras-chave

Adolescência, Escolas, Infância, Psicologia do desenvolvimento, Sociologia educacional

Idioma

Português

Citação

RAUTER, Mariana. Entre o desaparecimento da infância e o alongamento da adolescência: concepções sobre as fases da vida na comunidade escolar e suas implicações no cotidiano escolar. 2011. 88 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.

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