Dinâmica espacial e estrutura fitossociológica do estrato inferior de um trecho da comunidade vegetal às margens do Ribeirão Claro e de seu afluente Jardim Bandeirantes, Rio Claro/SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009

Autores

Reis Júnior, José Carmelo de Freitas [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever a estrutura fitossociológica do estrato herbáceo, de diferentes manchas que definem o mosaico da vegetação de um trecho do Ribeirão Claro e seu afluente Jardim Bandeirantes, analisando a diversidade das comunidades no tempo e no espaço, a dominância e a distribuição das espécies, estabelecendo relações com variáveis ambientais edáficas (umidade, pH e teor de matéria orgânica) e microclimáticas (luminosidade, cobertura de dossel e declividade), a fim de estudar a estrutura, composição e os processos sucessionais desta fitocenose. Foram definidas 13 manchas de vegetação como foco de estudo, em cada uma foram dispostas 6 parcelas de 5x5m perfazendo uma extensão de 30 m perpendicularmente ao rio. No interior das parcelas foram levantadas todas as formas de vida vegetais abaixo de 1,5m de altura, aplicando-se um método de avaliação de cobertura (método do toque), onde a amostragem foi realizada em intervalos de 0,5m. Os indivíduos foram amostrados com indicação do seu hábito e classificação taxonômica. As quantificações foram realizadas tanto no período chuvoso quanto no período seco, com a finalidade de entender a dinâmica sazonal dessa comunidade. A comunidade estudada apresentou variação em sua composição e estrutura no que se refere às estações seca e chuvosa. Os parâmetros ambientais analisados mostraram uma heterogeneidade física nas fisionomias descritas, o que pode estar contribuindo para a diferenciação na distribuição das espécies amostradas em cada fisionomia. Com base no inventário realizado, envolvendo a vegetação marginal do trecho estudado do Ribeirão Claro e seu tributário Jardim Bandeirantes, em duas estações distintas, os dados mostraram maiores variações da cobertura herbácea nas fitocenoses em estágios sucessionais mais avançados... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Ecologia vegetal, Fitossociologia, Floresta ribeirinha, Áreas degradadas

Como citar

REIS JÚNIOR, José Carmelo de Freitas. Dinâmica espacial e estrutura fitossociológica do estrato inferior de um trecho da comunidade vegetal às margens do Ribeirão Claro e de seu afluente Jardim Bandeirantes, Rio Claro/SP. 2009. 126 f. Trabalho de conclusão de curso (Ecologia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.