Efeito de dose efetiva mínima e dose não tóxica de 5-Fluorouracil e Leucovorina sobre a atividade de células dendríticas humanas e sobre a imunogenicidade de células de câncer colorretal

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Reis, Denise da Silva [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A quimioterapia antitumoral convencional, baseada na aplicação da dose máxima tolerável de drogas antineoplásicas, está comumente associada com mielossupressão e causa diminuição da viabilidade e número de células dendríticas (DCs), principais células apresentadoras de antígenos (APCs) do sistema imune. Uma alternativa para limitar os efeitos tóxicos desses agentes é a quimioterapia metronômica, baseada na administração das drogas em doses baixas e frequentes que, entre outros aspectos, melhora a eficácia antitumoral pela inibição da angiogênese no sítio do tumor. Estudos prévios do grupo indicam que doses ultrabaixas de determinados agentes antineoplásicos modulam positivamente o estado de ativação e as funções das células dendríticas, sugerindo que a associação entre vacinas de DCs e quimioterapia metronômica possibilitaria a estimulação da resposta imune, ao mesmo tempo em que as células tumorais sofrem o efeito dos agentes antineoplásicos em doses ultrabaixas. Assim, hipotetizamos que o uso de 5-Fluorouracil e Leucovorina, drogas de escolha para o tratamento do câncer colorretal, em dose efetiva mínima ou dose ultrabaixa não tóxica, poderia modular positivamente as DCs humanas e potencializar a imunogenicidade de células tumorais, além de torná-las mais sensíveis à ação de linfócitos T citotóxicos. Desse modo, o presente estudo tem o objetivo de avaliar o efeito in vitro da dose efetiva mínima e dose não tóxica de 5-Fluorouracil e Leucovorina sobre as funções de células dendríticas humanas e sobre a imunogenicidade de células de câncer colorretal humano da linhagem HT-29. Com esse propósito as DCs humanas foram sensibilizadas com lisatos de células tumorais pré tratadas com as doses previamente determinadas das drogas e avaliadas quanto à capacidade de apresentação de antígenos e indução de linfócitos T citotóxicos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Células cancerosas, Câncer - Quimioterapia, Intestinos - Câncer

Como citar

REIS, Denise da Silva. Efeito de dose efetiva mínima e dose não tóxica de 5-Fluorouracil e Leucovorina sobre a atividade de células dendríticas humanas e sobre a imunogenicidade de células de câncer colorretal. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biomédicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2010.