Análise do perfil lipídico e da glicemia de mulheres participantes de um programa de atividade física moderada

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009

Autores

Rodrigues, Fernanda Bueno [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Há muito tempo pesquisadores estudam os malefícios à saúde causados pelo sedentarismo. Atualmente a inatividade física representa um grave problema de saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS (2009a), um estilo de vida sedentário é a principal causa de morte, doenças crônicos degenerativas e deficiências. Além disso, níveis insatisfatórios de atividade física associados a dietas hipercalóricas e com alto teor de gordura estão associados ao aumento de peso corporal, o que leva à desbalanços nos níveis lípedes circulantes, ou dislipidemia (DURSTINE, 2001). A disilipidemia está relacionada a alterações no metabolismo lipídico, incluindo níveis elevados de colesterol total, LDL colesterol, triglicerídeos e redução do HDL colesterol (DÂMASO, 2003). Em contrapartida, já é comprovado que a prática regular de atividade física aparece como uma ferramenta não medicamentosa na prevenção e tratamento de portadores de doenças crônicas. Estudos com indivíduos e grupos populacionais demonstram existir uma associação inversa entre os níveis de atividade física e a incidência de diversas doenças, como a hipertensão, a obesidade, os diabetes, a doença arterial coronariana e a depressão (NAHAS,2001). Sabe-se que a dislipidemia está associada a doenças de preocupação pública como obesidade, DM e doenças cardiovasculares. Por outro lado os benefícios da prática de atividade física já são consolidados. Assim, o objetivo deste estudo é verificar o efeito de um programa de atividade física moderado no perfil lipídico e na glicemia em mulheres acima de 50 anos através da análise do efeito de 7 meses de atividade física moderada nos seguintes parâmetros bioquímicos: colesterol, lipoproteína de baixa densidade (LDL), lipoproteína de alta densidade (HDL), triglicerídeos (TG) e glicemia. Conclui-se que o programa de atividade... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Esportes - Treinamento técnico, Lipoproteína de baixa densidade (LDL), Lipoproteína de alta densidade (HDL), Triglicerídeos

Como citar

RODRIGUES, Fernanda Bueno. Análise do perfil lipídico e da glicemia de mulheres participantes de um programa de atividade física moderada. 2009. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.