Logotipo do repositório
 

Publicação:
Análise dos efeitos das deformações estruturais sobre a transferência transversal de carga em um veículo do tipo fórmula SAE submetido a uma aceleração lateral constante

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Forti, Antonio Wagner

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Engenharia Mecânica - FEG

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

This paper studies the frame deformations on a formula SAE vehicle in steady-state cornering and its influence on the lateral load transfers and, consequently, on the tires normal loads due to the applied lateral load. For a vehicle with a perfect rigid frame, the vehicle mass, the position of the center of gravity and the suspensions are the only factors responsible for the load distribution between the tires. When the frame deformations are no longer negligible, the frame deformations affect the loaddistribution between the tires. The frame flexibility turns it able to behave as an additional set of springs to the suspension system, thus changing the behavior of the set. This paper describes howit happens and suggests ways to minimize this phenomenon

Resumo (português)

O presente trabalho estuda as deformações que ocorrem na estrutura principal de um veículo do tipo fórmula SAE quando o mesmo é submetido a uma aceleração lateral constante e sua influência nos valores das transferências transversais de carga e, por conseqüência, nas forças normais exercidas sobre os pneus devido ao carregamento aplicado. Para um veículo com a estrutura teoricamente indeformável, a massa do veículo, a posição do centro de gravidade do veículo e as suspensões são os únicos responsáveis pela distribuição de forças entre os pneus. Quando as deformações da estrutura deixam de ser desprezíveis, a mesma passa a exercer influência sobre a distribuição de forças entre os pneus, comportando-se como um conjunto de molas adicional ao sistema de suspensão, alterando assim o comportamento do conjunto. Este trabalho descreve a forma com que isto ocorre e propõe meios de minimizar este fenômeno

Descrição

Palavras-chave

Veiculos a motor - Dinamica, Método dos elementos finitos, Teoria das estruturas, Automoveis - Molas e suspensão, Motor vehicles - Dynamics

Idioma

Português

Como citar

ROSA, Joezer Luís Leone. Análise dos efeitos das deformações estruturais sobre a transferência transversal de carga em um veículo do tipo fórmula SAE submetido a uma aceleração lateral constante. 2012. 84 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação