Logo do repositório
 

Estratégias de aplicação de softwares educativos como instrumentos para o ensino de física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Ramos, Eugenio Maria de França

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Física - IGCE

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

The technological advances of recent decades combined with digital inc1usion in Brazil sparked the country's population to the constant use of computers to perform tasks in many different natures. Whether it's for communication, entertainment, work or school, computers are tools with increasing numbers in Brazilian homes. Along with this evolution the Brazilian Physics teaching should be aware of the use of teaching tools that relate directly to the computer to student learning. Highlighting in this work we have scanned the contents of the Wikipedia community, a wide variety of educational videos placed on YouTube, educational games that try to teach the player in a fun way and a variety educational softwares placed on the World Wide Web. It is with special attention to educational softwares as tools for teaching physics, which describe some strategies for use of these software, combined with the textbooks, to illustrate some ways to introduce the use of educational softwares directly in the classroom

Resumo (português)

Os avanços tecnológicos das últimas décadas aliados a inclusão digital brasileira despertou a população do país para o uso constante de computadores para a realização de tarefas das mais diversas naturezas. Seja para a comunicação, entretenimento, trabalho ou estudos, os computadores são ferramentas com números crescentes nas residências brasileiras. E é partindo desta evolução que o ensino de Física brasileiro deve ficar atento ao uso de ferramentas didáticas que relacionem diretamente o computador ao aprendizado do aluno. Com destaque neste trabalho temos os conteúdos digitalizados na comunidade do Wikipédia, os mais variados vídeos educativos dispostos na página do Youtube, jogos educativos que tentam ensinar o jogador de maneira divertida e os mais diversos softwares educativos de livre acesso, dispostos na rede mundial de computadores. É com atenção especial aos softwares educativos como ferramentas para o ensino de fisica, que descrevo algumas estratégias de uso destes softwares aliados aos livros didáticos, para exemplificar algumas maneiras de introduzir o uso dos softwares educativos diretamente nas salas de aula

Descrição

Palavras-chave

Física - Estudo e ensino, Parque energético para skatistas (Programa de computador), Força (Mecânica), Termodinamica, Livros didáticos, Tecnologia educacional, Physics - Study and teaching, Textbooks, Educational technology, Thermodynamics, Power (Mechanics)

Idioma

Português

Citação

ROSSI, Leonardo Borzani. Estratégias de aplicação de softwares educativos como instrumentos para o ensino de física. 2011. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação