Análise das relações da subfamília Neoplecostominae (Siluriformes: Loricariidae) com base em seqüências de DNA mitocondrial

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008

Autores

Roxo, Fábio Fernandes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Os peixes se apresentam como um dos grupos com maior biodiversidade e com ampla distribuição pela superfície do planeta. O conhecimento desse grupo se faz necessário por sua importância ecológica e evolutiva e por ser uma das mais importantes fontes de proteína da alimentação humana. Numa tentativa de estabelecer um melhor conhecimento acerca das relações entre os representantes da subfamília Neoplecostominae o presente trabalho analisou o maior número possível de representantes deste grupo através de dois genes mitocondriais. Numa primeira parte, um estudo populacional englobando apenas o gênero Neoplecostomus (anteriormente o único da subfamília Neoplecostominae), permitiu verificar a existência de uma alta divergência genética entre alguns indivíduos de localidades isoladas. Com esse índice pôde-se estimar a possibilidade de ocorrência de novas espécies para este gênero na bacia do alto Paraná. Na segunda parte do trabalho a relação entre os representantes da subfamília Neoplecostominae foi determinada através de segmentos de dois genes mitocondriais o gene COI e o gene 16S. Os resultados permitiram a elaboração de filogenias robustas para o grupo sugerindo uma condição de parafilia para o mesmo. Assim estudos adicionais devem ser realizados para caracterização das possíveis espécies novas encontradas e confirmação das relações entre elas, principalmente sua relação com a subfamília Hypoptopomatinae que também se apresentou como parafilética.

Descrição

Palavras-chave

Peixe, Filogenia, Genética

Como citar

ROXO, Fábio Fernandes. Análise das relações da subfamília Neoplecostominae (Siluriformes: Loricariidae) com base em seqüências de DNA mitocondrial. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.