Práticas dialógicas em sala de aula: condição fundante do sujeito letrado

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Sacoman, Kelly Cristina Bognar [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This research intend to situate the process of literacy as a practice interlocutive acquisition of written language, through which students interact with each other and the teacher, and through these interactions are constituted as a subject of dialogue and history. So he had as an aim to investigate through the key concepts of dialogism Bakhtin and discourse analysis, the possibilities of teaching and learning of reading and writing, using language in use, showing the dialogical practices in order to demonstrate that the verbal interactions that result from the actual discursive situations, actually originated in the classroom, from working with the genre can guide the teaching of reading and writing and its social use. Therefore, I base this research on the methodological framework of literature and field. This takes place in view of observed teaching practice related to the early years of literacy and, therefore, to investigate such activities are carried out that reading and writing during the teaching of mother tongue, as are utilized practices of orality and literacy in room classroom and, even if the teacher makes use of this type of language for the acquisition of written language. The results of analysis of data collected by the instruments used, namely, questionnaires, systematic observation and textual production of the students, point to the fact that the literacy teaching practices, classroom researched are far from forming a student literate because the fact of the teachers surveyed knew not the key content for teaching the language, means that they will lead to literacy, from the point of view of language as a monologic process.
A presente pesquisa situa o processo de alfabetização como uma prática interlocutiva de aquisição da linguagem escrita, por meio da qual os alunos interagem entre si e com o professor e, mediante essas interações vão se constituindo como sujeito dialógico e histórico. Sendo assim, teve por objetivo precípuo investigar por meio dos conceitos-chave do dialogismo bakhtiniano e da Análise de Discurso, as possibilidades de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, utilizando a língua em uso, evidenciando as práticas dialógicas, a fim de se demonstrar que as interações verbais advindas das situações discursivas reais, originadas efetivamente em sala de aula, a partir do trabalho com os gêneros textuais podem orientar o ensino de leitura e escrita e o seu uso social. Portanto, esta pesquisa embasou-se no referencial metodológico da pesquisa bibliográfica e de campo. Esta deu-se na perspectiva de observar a prática pedagógica referente aos anos iniciais da alfabetização e, assim, investigar como são realizadas as atividades que leitura e escrita durante o ensino da língua materna, como são aproveitadas as práticas de oralidade e letramento em sala de aula e, ainda, se o professor faz uso dessa modalidade da língua para a aquisição da língua escrita. Os resultados da análise dos dados coletados pelos instrumentos utilizados, quais sejam, o questionário, a observação sistemática e a produção textual dos alunos, apontam para a constatação de que as práticas pedagógicas alfabetizadoras, da sala de aula pesquisada estão longe de se formar um aluno letrado, pois o fato de as professoras pesquisadas desconhecerem os conteúdos-chave para o ensino da linguagem, faz com que estas conduzam a alfabetização, do ponto de vista da linguagem, como um processo monológico

Descrição

Palavras-chave

Linguagem, Letramento, Práticas dialógicas, Language, Discourse practices, Discursive genres, Literacy

Como citar

SACOMAN, Kelly Cristina Bognar. Práticas dialógicas em sala de aula: condição fundante do sujeito letrado. 2010. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.