Logo do repositório
 

O uso do material manipulativo Tangram e de jogos como estratégias de motivação para a aprendizagem de frações

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Almeida, Vera Lia Marcondes Criscuolo de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Matemática - FEG

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

In this research, we analyzed the use of manipulative materials and games as motivators tools that facilitate the comprehension of fractions content when presented to a class of students from the 9th grade from a public school in Guaratinguetá-SP city. The students are 14 and 17 years old. Initially we presented the benefits that could bring manipulative materials for teaching and learning with understanding, followed by historical accounts of the Tangram material. We show the advantages of the games, when properly used in activities classroom. The game titled Dominoes fractions using the Tangram was applied in order to check if students retook properly the fractions contents. This research was motivated students to participate in math classes and this motivation may have promoted the understanding of the contents worked

Resumo (português)

Nesta pesquisa, analisamos a utilização de materiais manipulativos e de jogos como instrumentos motivadores, que facilitam a compreensão do conteúdo de frações, ao serem apresentados para uma turma de alunos do 9º ano de uma Escola da Rede Estadual de Ensino da cidade de Guaratinguetá-SP, com idades entre 14 e 17 anos. Inicialmente apresentamos os benefícios que os materiais manipulativos poderiam trazer para um ensino-aprendizagem com compreensão, seguido de relatos históricos do material Tangram. Mostramos as vantagens dos jogos, quando bem utilizados nas atividades em sala de aula. O jogo intitulado “Dominó das frações com o uso do Tangram” foi aplicado com o intuito de verificar se os alunos retomaram adequadamente os conteúdos de frações. Nesta pesquisa houve motivação para os alunos participarem das aulas de matemática, e essa motivação pode ter propiciado a compreensão dos conteúdos trabalhados

Descrição

Palavras-chave

Matemática - Estudo e ensino, Jogos em educação matematica, Tangram

Idioma

Português

Citação

SANTOS, Rafaella Martins Santana. O uso do material manipulativo Tangram e de jogos como estratégias de motivação para a aprendizagem de frações. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação