Avaliação da atividade anti -ulcerogênica, antidiarréica e antiinflamatõria de astronium fraxinifolium Schott: Uma espécie medicinal do cerrado

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Serikava, Silvia Massae Oide [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho visa o estudo dos efeitos biológicos dos extratos hidroalcóolicos (HDA) obtidos das cascas e folhas de Astronium fraxinifolium (Anacardiaceae), uma espécie medicinal do Cerrado brasileiro. Com base nas indicações populares de uso da espécie no combate a diversos males como a diarréia, cólicas, inflamação e reumatismo e a confirmação pela literatura da atividade gastroprotetora da espécie congênere Astronium urundeuva, foram realizados modelos experimentais in vivo para caracterizar a propriedade anti-úlcera, antidiarrêica e antiinflamatória dos extratos hidroalcóolicos de cascas (A.f.cs) e folhas (A.f.fol) de A. fraxinifolium. A propriedade antiulcerogênica dos A.f.cs e A.f.fol, administrado pela via oral, em diferentes doses (125, 250 e 500 mg/kg) foi avaliada em modelos experimentais in vivo em que os ratos Wistar machos foram confrontados com agentes ulcerogênicos químicos como etanol absoluto e droga antiinflamatória não-esteroidal (DAINE). Os fatores envolvidos na gastroproteção dos extratos foram avaliados através da quantificação de glutationa total do raspado da mucosa, volume do suco gástrico, concentração de íons H+ e pH do suco gástrico. A atuação de fatores protetores da mucosa gástrica como óxido nítrico (NO) e compostos sulfidrílicos (SH) também foram analisados sob efeito de ambos os extratos. A propriedade antidiarrêica dos extratos (500 mg/kg, p.o.) também foi avaliada através da motilidade intestinal, índice de evacuações e acumulo de fluidos intestinais. Ambos os extratos (500 mg/kg, p.o. e 50 mg/kg, i.p.) também foram submetidos a avaliação em dois modelos experimentais (edema da pata induzida por carragenina e teste de formalina) onde as propriedades antiedematogênica e antiinflamatória foram analisadas em roedores. Ambos os extratos foram estudos fitoquimicamente em CLAE-DAE... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Plantas dos cerrados, Anacardicea, Plantas medicinais, Matéria médica vegetal, Ulceras - Prevenção

Como citar

SERIKAVA, Silvia Massae Oide. Avaliação da atividade anti -ulcerogênica, antidiarréica e antiinflamatõria de astronium fraxinifolium Schott: Uma espécie medicinal do cerrado. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2010.