Avaliação dos efeitos renais do extrato aquoso de Agaricus blazei Murrill em ratos Wistar in vivo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Silva, Fernanda Yamamoto Ricardo da [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O Agaricus balzei Murrill (ABM), comumente conhecido como cogumelo-do-sol, tornou-se popular, devido sua utilização no tratamento de diversas doenças, uma vez que a populaçao em geral lhe atribui diversos efeitos benéficos. Sendo assim, o cogumelo em questão é bastante estudado pelos pesquisadores, na tentativa de validar esses possíveis efeitos medicinais. O presente trabalho pretendeu avaliar os efeitos renais e adicionalmente os parâmetros cardiovasculares, analisando os efeitos do extrato aquoso de ABM em ratos Wistar in vivo. Estes estudos foram realizados em gaiolas metabólicas e os animais divididos em dois grupos: controle (n=8), onde os ratos recebiam uma picada para simular a injeção e experimental (n=10),onde os ratos recebiam 1mL de extrato aquoso à 2% por via intraperitoneal, ao longo do período tratado. Foram avaliados: o fluxo urinário de 24h, carga excretada de sódio (Qe Na+) e carga excretada de potássio (Qe K+) durante o período basal (30dias) e o período tratado (60 dias). Já os parâmetros cardiovasculares foram mensurados (com o sistema BIOPAC), ao fim do período de 60dias de tratamento. Por meio destas análises foi possível registrar uma queda aguda de pressão arterial nos ratos do grupo experimental, durante 15min, nesses ratos. Também foram observadas as respostas barorreflexas e a resposta bradicárdia foi menos acentuadas no grupo experimetal após a administração de fenilefrina (5μg/kg) em comparação ao grupo controle (p<0,05). Os resultados de fluxo urinário de 24h, Qe Na+ e Qe K+ demostraram que o extrato aquoso de ABM foi capaz de promover um aumento significativo (p<0,05) de 36%, 20% e 22%, respectivamente. Os resultados aqui apresentados, indicam que esse extrato tem princípios ativos natriuréticos e, além disso, o extrato apresentou uma redução acentuada após 15min da injeção... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Plantas medicinais – Efeito fisiológico, Farmacologia, Rins - Doenças, Pressão arterial, Rato como animal de laboratorio

Como citar

SILVA, Fernanda Yamamoto Ricardo da. Avaliação dos efeitos renais do extrato aquoso de Agaricus blazei Murrill em ratos Wistar in vivo. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2011.