Energia, suas formas e transformações: uma abordagem contextualizada por meio de material não-formal

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Silva, Henrique Scicia Gabriel da [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Energy is a physical quantity very present in physics. Although extremely useful, its concept is very abstract for most students in high school and college. Identify the presence and form of energy in a given phenomenon is not simple, as there is immediate understanding on the transfer and transformation. This work emphasizes the study of mechanical energy in its different forms as well as the thermal energy, considering the possible transformations between them. To this end, use is mad of toys, exploring its potential as an alternative material to be use in supplement classroom teaching in primary and secondary levels. The proposed use of ludic pedagogy takes into account the author’s experience as an intern project Toy Scientific Department of Physics and its role as mediator in the workshops offered by the project to school at these levels
Energia é uma grandeza física bastante presente na Física. Embora seja extremamente útil, seu conceito também é bastante abstrato para a maioria dos estudantes de ensino médio e superior. Identificar a presença e a forma de energia em um dado fenômeno não é simples, assim como não é imediata a compreensão relativa à sua transferência e transformação. Este trabalho prioriza o estudo da energia mecânica nas suas diferentes formas bem como da energia térmica, considerando as possíveis transformações entre elas. Para tanto, faz-se uso de brinquedos, explorando seu potencial como material alternativo complementar a ser usado em sala de aula no ensino de nível básico e médio. Esta proposta de uso da ludicidade na pedagogia leva em conta a experiência do autor como estagiário do projeto Brinquedoteca Cientifica do Departamento de Física e sua atuação como mediador nas oficinas oferecidas pelo projeto aos escolares destes níveis de ensino

Descrição

Palavras-chave

Força (Mecânica), Física - Estudo e ensino, Energia, Calor - Armazenamento, Brinquedos educativos, Brinquedotecas

Como citar

SILVA, Henrique Scicia Gabriel da. Energia, suas formas e transformações: uma abordagem contextualizada por meio de material não-formal. 2011. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.