Logotipo do repositório
 

Publicação:
De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Sarti, Flávia Medeiros

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Considerando a crescente preocupação, bem como a necessidade dos cursos de formação de professores se voltarem para a importante etapa inicial do processo de aprender a ensinar, esta pesquisa focaliza o período de ingresso dos professores na carreira docente e o modo como os mesmos percebem a importância que tiveram os estágios supervisionados em sua formação. O pressuposto aqui estabelecido é de que os professores que ingressam na carreira docente mobilizam uma série de saberes elaborados no decorrer de sua formação, e que grande parte deles são construídos ao longo das experiências vivenciadas nos estágios supervisionados. Os sujeitos participantes da pesquisa são licenciados em Pedagogia pelo Instituto de Biociências da UNESP Rio Claro, formados entre os anos de 2006 a 2008, atualmente docentes da rede pública ou particular de ensino, compreendendo, portanto, a fase inicial de entrada na carreira docente (HUBERMAN, 1995), que corresponde aos três primeiros anos de docência. Foram realizados levantamentos bibliográficos e discussões teóricas sobre os principais eixos da pesquisa, que focam os estágios supervisionados (PIMENTA; LIMA, 2004), os saberes docentes (TARDIF; RAYMOND, 2000) e a entrada na carreira docente (HUBERMAN, 1995; MARCELO GARCÍA, 1998, 1999a, 1999b). A partir de entrevistas com os sujeitos, fora analisada a relação entre a importância dos estágios supervisionados e a entrada na carreira, como meio de responder à hipótese de que os saberes elaborados nos estágios supervisionados são uma base para a entrada na carreira, embora possam não ser suficientes para suprirem as necessidades vivenciadas no trabalho cotidiano em sala de aula.

Descrição

Palavras-chave

Professores - Formação, Erudição, Iniciação docente, Saberes docentes

Idioma

Português

Como citar

SÍPOLI, Emilyn Mayara. De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados. 2010. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação