Publicação: Qual o papel da mídia na aprendizagem e desenvolvimento da criança de educação fundamental I, em idade de alfabetização: ela forma, informa, dificulta, diverte ou deseduca?
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Rossi, Célia Regina 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IBRC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a mídia televisiva, no que diz respeito a seus interesses e programações, levando em consideração a conseqüente relação conflituosa entre esta e as crianças brasileiras, uma vez que a mídia não oferece programas de qualidade que respeitem a diversidade cultural. O trabalho analisa os conteúdos dos programas oferecidos pela mídia e compara-os com o que se propõem a Convenção da ONU realizada em 1989 Sobre os Diretos da Criança, no que diz respeito a mídia em geral. A partir de base teórica busca refletir sobre o impacto das mensagens dos programas de televisão na mente da criança e consequentemente afetando seu desenvolvimento cognitivo, moral e emocional. Sendo que percorrendo esse caminho de análise, procura-se mostrar uma possível reflexão e mudança através da educação para mídia e participação na mesma, envolvendo pais, professores, as políticas públicas e as próprias crianças.
Descrição
Palavras-chave
Educação pre-escolar, Crianças, Mídia televisiva, Direito da criança, Educação para a mídia
Idioma
Português
Como citar
SOUZA, Lilian Silva de Lucas de. Qual o papel da mídia na aprendizagem e desenvolvimento da criança de educação fundamental I, em idade de alfabetização: ela forma, informa, dificulta, diverte ou deseduca?. 2009. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.