Estudo de caso do conforto térmico de dois modelos construtivos em madeira: wood frame e log home

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Vasconcelos, Juliano Souza [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho consiste em demonstrar valores referentes ao conforto ambiental de dois modelos construtivos, sendo o primeiro um edifício já executado e o outro em fase de implantação, ambos no Campus Experimental de Itapeva, aplicando alguns conceitos em habitação mais sustentáveis de madeira na região de Itapeva, estado de São Paulo, Brasil. A edificação construída sedia duas salas de aula a partir da tipologia construtiva wood frame, constituída basicamente de paredes autoportantes compostas de ossatura de madeira tratada de pinus.sp, chapas estruturais em OSB, manta de isolamento térmico/acústico e fechamento interno e externo, respectivamente em gesso e sidding (lambris de madeira). A habitação em fase de início de implantação foi idealizada a partir da tipologia construtiva log-home, e atenderá a necessidade de espaço físico para abrigar o Centro Acadêmico e a empresa-júnior “PROMAD”, ambos do curso de Engenharia Industrial Madeireira do Campus Experimental da UNESP/Itapeva. Esta construção foi elaborada a partir de técnicas de baixo impacto ambiental, levando em consideração os resultados de análise térmica obtidos na edificação anterior. Em ambos modelos construtivos foram empregados recursos renováveis abundantes na região, como a madeira de reflorestamento de Pinus e de Eucalipto. Foi acrescentado ainda ao segundo modelo a utilização de resíduos industriais lignocelulósicos, como rolete de laminação e outros materiais locais disponíveis. A metodologia básica empregada para a obtenção de dados sobre o conforto térmico em relação as edificações foi, para o primeiro caso, a coleta de dados de temperatura e umidade utilizando um termo-higrômetro, a sistematização e análise de dados reais obtidos no interior da edificação. No segundo caso, o dimensionamento do conforto térmico... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Construção de madeira, Madeira - Estruturas, Estruturas de madeira (Construção civil), Conforto termico, Madeira - Propriedades térmicas, Edificios - Propriedades termicas, Materiais isolantes, Arquitetura sustentável

Como citar

VASCONCELOS, Juliano Souza. Estudo de caso do conforto térmico de dois modelos construtivos em madeira: wood frame e log home. 2010. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Engenharia Industrial Madeireira - Universidade Estadual Paulista, Campus Experimental de Itapeva, 2010.