Estilos parentais e violência: os modos de tutela e a relação com o comportamento dos filhos na escola
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Salles, Leila Maria Ferreira 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - IB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Esse estudo envolve aspectos da violência, tendo como base os comportamentos das famílias e os estilos com que estas educam seus filhos. Tem como objetivo levantar na literatura o que se diz a respeito da relação entre tutela e práticas educativas de jovens agressores ou vítimas de bullying. Para isso são discutidos os conceitos de violência, a violência nas escolas brasileiras e um tipo específico de violência: o bullying. É desenvolvida uma discussão sobre os estilos parentais empregados na educação dos filhos e a relação dos estilos parentais com o jovem que sofre bullying e o jovem que pratica violência. No total foram encontrados 46 artigos escritos entre 1999 e 2013, sendo 27 a respeito de bullying e 19 artigos a respeito de estilos parentais e sua relação com o bullying e com o protagonismo de violência. Diante dos textos discutidos pode-se perceber que é possível que a prática parental utilizada pelos pais na educação de seus filhos possa interferir na maneira como esses se relacionam na escola, mas ainda há necessidade de mais pesquisas dentro dessa área, buscando conhecer as práticas parentais relacionadas especificamente com os comportamentos de bullying
Descrição
Palavras-chave
Educational psychology, Psicologia educacional, Juventude e violência, Juventude - Conduta, Tutela, Juventude - Relações com a família, Violencia escolar, Assédio nas escolas, Pais e filhos, Pesquisa bibliografica
Idioma
Português
Citação
RODRIGUES, Paula Cruz Goitein. Estilos parentais e violência: os modos de tutela e a relação com o comportamento dos filhos na escola. 2014. 64 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.