Comunicação científica: agregação, compartilhamento e reuso de elementos informacionais

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Data

2014-09-30

Autores

Araya, Elizabeth Roxana Mass [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The press with a movable type system invented by Gutenberg was, for more than three centuries, the technology which made the scientific journal the main scientific communication medium for disseminating results from researches developed by the scientific community. Currently, Information and Communication Technologies (ICT), besides promoting the continuity of the scientific journal as a scientific communication medium, also allow the scientific knowledge, which is disseminated by the scientific journal, to be broadened. However, the scientific community has had to create means of putting this into effect. Therefore, the Free Access movement to scientific literature and the Creative Commons Licenses – alternatives for the intellectual property legislation – have contributed to make the access to this knowledge unrestricted. ICT have also made possible for information elements generated in processes, which are inherent to researches, and unfeasible in paper, to be shared in the cyberspace, and even to become new scientific communication unities. In the realm of science, however, it is not enough to just generate and make a larger number of information elements available. In order to confer them scientific value, they must be formally communicated in scientific journals and in textual format represented by the scientific paper as stipulated. Information elements that are not linked to the research process which has generated them lose a great deal of their informational value. In this sense, this descriptive study, characterized as a direct observational non-participative qualitative research, which explores the scientific communication based on the technological development, has concluded that ICTs not only allow the scientific communication to be broadened in terms of time, space and access, but they also allow aggregating, sharing and reusing these information elements by placing them in the established scientific communication ...
A imprensa com tipos móveis inventada por Gutenberg, foi, por mais de três séculos, a tecnologia que fez do periódico científico a unidade de comunicação científica predominante para a disseminação dos resultados obtidos nos processos de pesquisa desenvolvidos pela comunidade científica. Na contemporaneidade, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), além de propiciarem a continuidade do periódico científico como unidade de comunicação científica, possibilitam que o acesso ao conhecimento científico, através dele disseminado, também seja ampliado. Contudo, a comunidade científica precisou criar condições para efetivar essa ampliação. Logo, o movimento de Acesso Livre à literatura científica e as licenças Creative Commons, alternativas à legislação de propriedade intelectual, têm contribuído para que o acesso a esse conhecimento possa ser irrestrito. As TIC também têm possibilitado que elementos informacionais gerados nos processos inerentes à pesquisa, impossíveis na cultura do papel, possam ser inseridos no ciberespaço e, inclusive, que se constituam em novas unidades de comunicação científica. No âmbito da ciência, no entanto, não basta somente gerar e disponibilizar uma quantidade maior desses elementos. Para poder atribui-lhes valor científico, eles devem ser comunicados formalmente e, conforme convencionado, em periódicos científicos e no gênero textual representado pelo artigo científico. Elementos informacionais desvinculados do processo de pesquisa que os originou perdem muito do seu valor informacional. Nesse sentido, neste estudo, caracterizado como uma pesquisa qualitativa, de observação direta não participativa e de caráter descritivo, que explora a comunicação científica a partir do desenvolvimento tecnológico, conclui-se que as TIC, além de possibilitarem que a comunicação científica seja ampliada em termos de tempo, espaço e acesso, possibilitam a ...

Descrição

Palavras-chave

Comunicação, Ciencia, Periódicos, Tecnologia da informação, Information science

Como citar

ARAYA, Elizabeth Roxana Mass. Comunicação científica: agregação, compartilhamento e reuso de elementos informacionais. 2014. 130 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2014.