Mediação dialético-pedagógica e práxis educativa: aula para além das paredes escolares
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2012
Autores
Arnoni, Maria Eliza Brefere [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este texto tem por objetivo apresentar as representações do mundo do trabalho dos alunos do Ensino Médio, da Escola Estadual Prof. Dr. João Deoclécio da Silva Ramos, Distrito de Talhado, São José do Rio Preto (SP), através do uso de mídias virtuais, especificamente o Blog de Aula - Mutirão de Sociologia (www.mutiraodesociologia.com.br). Compreender as representações de mundo trabalho possibilita aos alunos pensar em uma profissão a qual se identifiquem, além de estimular a reflexão enquanto futuros profissionais. As mídias virtuais, especialmente os blogs, possibilitam aos alunos expressar seus modos de viver e pensar o mundo do trabalho. No contexto da cidade de Rio Preto, é especialmente relevante aquelas representações do mundo do trabalho rural, de modo que este projeto vem a colaborar na elaboração de pesquisas interessadas na descrição e compreensão de processos que envolvem relações entre trabalho, educação e mundo rural.
Descrição
Palavras-chave
Ontologia do ser social, mediação dialético-pedagógica, Metodologia da Mediação Dialética (M.M.D.)
Como citar
Educação e Emancipação, v. 5, n. 2, p. 1-19, 2012.