Publicação: Análise discursiva de blogs de professores: a produção da identidade na internet
Carregando...
Arquivos
Data
2013-12-06
Orientador
Mendonça, Marina Célia 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Letras - FCLAR
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This paper proposes a discursive analysis of teachers‘s blogs , particularly those accessible from the MEC site : http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links.html . The aim is to analyze , dialogically, based on Bakhtinian discourse studies the speech of Portuguese language teachers on the internet , and to investigate aspects of the discourse genre blog , this specialized sphere of circulation :whether it is a means of exposing themselves, whether they are professional media extent , reflect about how to produce the identity of the Portuguese language teachers in such discourse . The axes of reflection on identity , in this case , are four: the subject‘sthe discourse about themselvesand their peers , how the subject shows itself tothe analyst - researcher in dialogue with others in history ( teachers , students , interested in issues of language , official documents ), how it can be seen by the analyst - researcher considering using resources ( videos , photos , literary genres, etc. ), how it is seen by those who comment your say
Resumo (português)
Este trabalho propõe uma análise discursiva de blogs de professores, em especial os acessíveis a partir do site do MEC: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links.html. O intuito é analisar, dialogicamente, embasando-se nos estudos bakhtinianos do discurso, o discurso de professores de língua portuguesa na rede, além de investigar aspectos relativos ao gênero do discurso blog, nessa esfera especializada de circulação: se são meios de exposição de si; se são meios de extensão profissional; refletir sobre como se produz a identidade do professor de língua portuguesa nesse gênero do discurso. Os eixos de reflexão sobre a identidade, nesse caso, são quatro: o discurso do sujeito sobre si e seus colegas de profissão; como ele se mostra ao analista-pesquisador no diálogo com os outros na história (professores, alunos, interessados em questões de língua, documentos oficiais); como ele pode ser visto pelo analista-pesquisador considerando-se recursos que utiliza (vídeos, fotos, gêneros literários etc); como ele é visto por aqueles que comentam o seu dizer
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. Análise discursiva de blogs de professores: a produção da identidade na internet. 2013. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2013.