Aspectos histopatológicos e expressão de receptores hormonais (AR e ERα) na próstata de ratos expostos ao Di-n-Butil-Ftalato (DBP) desde o período fetal, iniciados pela N-Metil-N-Nitrosuréia (MNU)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Santos, Talita de Mello [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Tendo em vista a problemática mundial com relação à degradação dos materiais plásticos e sua dispersão no meio ambiente, e diante de estudo realizado anteriormente onde se observou alterações histopatológicas e bioquímicas na próstata de animais expostos ao DBP (Di-N-Butil-ftalato) no período perinatal, este estudo teve por objetivo avaliar o potencial carcinogênico do DBP administrado desde o período fetal e após iniciação pelo MNU em um modelo de carcinogênese prostática. Ratas prenhes foram divididas em 4 grupos experimentais: 2 tratados: n=16/grupo (TDBP100 e TDBP500) e 2 controles: n=8/grupo (CN e CMNU). O grupo TDBP100 foi exposto ao DBP (100 mg/kg) e o TDBP500 a 500 mg/kg do 15º. dia de gestação (DG15) até a 21º. dia pósnatal (DPN21), enquanto que os animais controle receberam o veículo. Após o desmame, os machos foram separados e os grupos tratados e CMNU receberam dose única de MNU (50 mg/Kg, i.p.) na 6ª. semana pós-natal. Metade dos animais tratados (n=8/grupo) continuaram recebendo o DBP (DBP100+ e DBP500+) após o desmame em doses semanais até o dia do sacrifício (DPN180), enquanto os demais foram mantidos pelo mesmo período sem tratamento (DBP100- e DBP500-).Após a aplicação do MNU, os animais foram submetidos a injeções semanais de Cipionato de Testosterona (promotor) 2mg/aplicação. No dia do sacrifício, o sangue foi coletado, os órgãos reprodutores foram pesados e fragmentos do lobo ventral da próstata foram processados para inclusão em resina e Paraplast para as análises estruturais; e imunocitoquímicas para a detecção de AR e ER. Fragmentos de próstata ventral foram congelados e estocados a -80ºC e após extração das proteínas, estas foram destinadas à reação de Western Blot para avaliar a expressão das mesmas proteínas. Houve diminuição na distância anogenital nos animais DBP500 no DPN1 quando comparado com o grupo controle apontando para o efeito efetivo do DBP ...

Descrição

Palavras-chave

Reprodução, Carcinogenos - Estudos experimentais, Próstata - Câncer, Receptores hormonais, Prostate - Cancer

Como citar

SANTOS, Talita de Mello. Aspectos histopatológicos e expressão de receptores hormonais (AR e ERα) na próstata de ratos expostos ao Di-n-Butil-Ftalato (DBP) desde o período fetal, iniciados pela N-Metil-N-Nitrosuréia (MNU). 2013. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2013.