Avaliação de atividade mutagênica de Astronium fraxinifolium, Astronium urundeuva e Serjania marginata Casar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-12-12

Autores

Weiss, Márcio Barczyszyn [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Diversos produtos químicos de origens vegetais são reportados por terem atividades sobre sistemas biológicos. Dentre as pesquisas visando o emprego dessas substâncias em novas aplicações farmacológicas, destaca-se a importância na obtenção de dados acerca da segurança e confiabilidade na utilização destas plantas. Para tal, o emprego do Teste de Ames (Salmonella/microssoma) para avaliar o potencial mutagênico tem sido amplamente usado. Por ser um ensaio bem aceito e confiável como triagem para detectar o potencial mutagênico, o trabalho teve como objetivo avaliar os extratos etanólicos de Astronium fraxinifolium, Astronium urundeuva e Serjania marginata Casar via utilização de linhagens bacterianas de Salmonella typhimurim, em presença e ausência de ativação metabólica com fração microssomal de enzimas S9. Contribuindo assim para uma avaliação toxicológica segura desses possíveis extratos. Como resultado foi observado a ausência de atividade mutagênica para todos os extratos vegetais avaliados em todas as linhagens de S. typhimurium. O que pode ser encarado com otimismo para dar continuidade da pesquisa destes extratos, visando um possível emprego na terapia humana e animal.

Descrição

Palavras-chave

Aroeira do sertão, Salmonella typhimurium, Plantas medicinais, Matéria médica vegetal, Extratos vegetais, Medicinal plants

Como citar

WEISS, Márcio Barczyszyn. Avaliação de atividade mutagênica de Astronium fraxinifolium, Astronium urundeuva e Serjania marginata Casar. 2014. 39 f. , 2014.