Educação ambiental e contexto escolar: questões para um programa de pesquisas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Lima, Maria Jaqueline Girão Soares de
Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

In this paper are systematized the discussions conducted by GDP "Research in EA and School Context", in VII EPEA, which have had, as its main axis, themes, authors and theoretical perspectives privileged in research presented at the event and declared themselves affiliated to this GDP. The dialogue with researches from previous meetings and other, aims to deepen the questions posed by the research group. The discussions allowed to identify themes and issues that present themselves as significant and challenging for research in EA in the school context, namely the conversion of schools into sustainable educational spaces; public-private partnerships, with great interest from companies and NGOs in school spaces, waving kits with educational materials produced for the school; lack of investment in public policies for teacher training in EA; tendency to an adherence to critical environmental education, without, however, have clear theoretical and methodological commitments under this option.
En este artículo se sistematizan los debates celebrados por el GDP "La investigación en EA y Contexto Escolar", en el VII EPEA, que tenía, como su eje principal, temas, autores y perspectivas teóricas privilegiados en las investigaciones presentadas en el evento y se auto-declararon afiliados a este GDP. El diálogo con las investigaciones de las reuniones anteriores y otras busca profundizar las preguntas formuladas por el grupo. Las discusiones ayudaron a identificar temas y cuestiones que se presentan como significativas y estimulantes para la investigación en EA en el contexto escolar, es decir, la conversión de las escuelas en espacios educativos sostenibles; cooperación público-privadas, con gran interés por parte de las empresas y las ONG en los espacios escolares, ondeando con kits con materiales educativos producidos para la escuela; falta de inversión en políticas públicas para la formación de profesores en EA; tendencia a la adhesión a la educación ambiental crítica, sin, todavía, tener claros los compromisos teóricos y metodológicos bajo esta opción.
Neste artigo, sistematizamos as discussões realizadas pelo (GDP) “Pesquisa em EA e Contexto Escolar”, no VII EPEA, que tiveram, como eixo principal, temáticas, autores e perspectivas teóricas privilegiados nas pesquisas apresentadas no evento e que se autodeclararam filiadas a esse GDP. O diálogo com pesquisas de encontros anteriores e outras visa aprofundar as questões postas pelas pesquisas do grupo. As discussões permitiram identificar temas e questões que se apresentam como significativas e desafiadoras para a pesquisa em EA no contexto escolar, a saber: a conversão das escolas em espaços educativos sustentáveis; as parcerias público-privadas, com o grande interesse de empresas e ONGs nos espaços escolares, que acenam com kits de materiais didáticos produzidos para a escola; a falta de investimentos em políticas públicas de formação de professores em EA; certa tendência a uma adesão à educação ambiental crítica, sem, no entanto, ter claros os compromissos teóricometodológicos decorrentes dessa opção.

Descrição

Palavras-chave

Environmental Education, Research School, EA Research, Investigación en educación ambiental, Educación escolar, Grupos focales de investigación, Educação ambiental, Educação ambiental e contexto escolar, Pesquisa em educação ambiental

Como citar

Pesquisa em Educação Ambiental, v. 9, n. 1, p. 144-155, 2014.