Psicogênese, autoctisi e escola viva: conceitos assertivos de Clemente Quaglio

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2011

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This essay, linked to the project “Clemente Quaglio (1872-1948): pedological canon of science - historical critical study, denotes aspects from Clemente Quaglio’s scientific production. Consultations with institutional archives enabled to summon documentary sources of lower historiographical status - educational and scientific pamphlets - and interpret them with appropriate theoretical framework. This research aims to prioritize the study of theconcepts of psychogenesis, autoctisi and living school, contained in the re-elaboration of the pedologist’s theroretical plan.
Esta comunicação, vinculada ao projeto “Clemente Quaglio (1872-1948): cânon da ciência pedológica — estudo histórico-crítico, demarca aspectos da produção científica de Clemente Quaglio. Consultas a acervos institucionais possibilitaram convocar fontes documentárias de menor estatuto historiográfico — opúsculos didático-científicos — e interpretá-las com referencial teórico apropriado. Os objetivos da pesquisa priorizaram o estudo dos conceitos de psicogênese, autoctisi e escola viva, constantes na reelaboração do plano teórico do pedologista.

Descrição

Palavras-chave

Clemente Quaglio, Psychogenesis, Autoctisi, Clemente Quaglio, Psicogênese, Autoctisi

Como citar

Boletim - Academia Paulista de Psicologia, v. 31, n. 81, p. 323-337, 2011.